LATAM abre mais de 160 vagas para pilotos no Brasil; inscrições vão até 20 de junho

latam pilotos copiar 1024x683

A LATAM Airlines Brasil acaba de abrir um novo processo seletivo para contratar mais de 160 pilotos no país. São cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes, com base operacional em São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos). As inscrições estarão disponíveis entre 10 e 20 de junho na página Trabalhe Conosco da companhia: www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.
 

piloto e copiloto latam foto divulgacao.jpg
Entre os requisitos para copilotos estão: curso superior completo, licença de Piloto Comercial de Avião, habilitações IFRA e MLTE ou Tipo, CCT de PLA, e pelo menos 150 horas totais de voo em avião

Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela LATAM no Brasil em 2025. Em janeiro, a companhia já havia anunciado quase 900 oportunidades para comissários de bordo e copilotos.
 

Hoje, a LATAM oferece as melhores oportunidades de carreira para pilotos na aviação civil do país, graças à solidez e abrangência do grupo, que permite desenvolvimento tanto no mercado doméstico quanto internacional. Somos também a companhia aérea em atividade mais longeva da aviação nacional, o que traduz nossa consistência e nossa responsabilidade com o futuro da aviação brasileira”, afirma Harley Menesesdiretor de Operações da LATAM Brasil.
 

Entre os requisitos para copilotos estão: curso superior completo, licença de Piloto Comercial de Avião, habilitações IFRA e MLTE ou Tipo, CCT de PLA, e pelo menos 150 horas totais de voo em avião. Para comandantes, é exigida experiência mínima de 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares, incluindo pelo menos 3.000 horas em aeronaves a jato e 500 horas em comando de aeronaves similares ou maiores que o Airbus A320.
 

COMO É O TREINAMENTO DE PILOTOS NA LATAM
 

O processo de treinamento dos novos pilotos da LATAM dura, em média, de 3 a 4 meses e é dividido em três etapas principais:
 

Treinamento de Solo: na primeira fase, os pilotos estudam os sistemas das aeronaves, aspectos técnicos, procedimentos organizacionais, além da legislação e regulamentação aeronáutica vigente. Grande parte desse conteúdo é ministrada online, enquanto as atividades práticas ocorrem presencialmente na Academia Corporativa LATAM.
 

Simulador de Voo: após a conclusão do treinamento de solo, os pilotos avançam para a fase prática em simuladores de voo, sempre em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Essa etapa prepara os pilotos para enfrentar situações normais e emergenciais. O treinamento é concluído com uma avaliação rigorosa conduzida por um examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que confirma a aptidão para avançar à última fase.
 

Instrução em Rota: etapa final do treinamento, quando os pilotos, acompanhados por comandantes instrutores experientes, se adaptam à rotina operacional da LATAM, familiarizando-se com os aeroportos e procedimentos locais. Embora já qualificados desde a fase do simulador, precisam passar por uma avaliação final em voo para serem habilitados a atuar como copilotos ou comandantes sem supervisão.
 

Após essa etapa inicial, todos os pilotos LATAM participam anualmente de treinamentos e exames de revalidação para garantir a constante atualização e segurança nas operações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.