A Bolsa de Nova York fechou quase em equilíbrio nesta quinta-feira (22), enquanto os investidores tentam deixar de lado suas preocupações com o projeto de orçamento do presidente Donald Trump e seu efeito sobre a dívida dos Estados Unidos.
O índice industrial Dow Jones fechou estável (-0,00%), assim como o ampliado S&P 500 (+0,04%). O tecnológico Nasdaq subiu 0,28%.
“Os investidores voltam a focar sua atenção na situação diária, em vez das dinâmicas estruturais”, resumiu à AFP Jack Ablin, analista da Cresset Capital.
No início da sessão, a atenção dos operadores se concentrou no aumento dos rendimentos no mercado de títulos, preocupados com o impacto que o projeto de lei orçamentária do republicano Trump poderia ter no déficit fiscal americano.
“Mas o mercado se recuperou ao longo do dia”, disse à AFP Victoria Fernández, da Crossmark Global Investments.
Após chegar a seu recorde desde 2007 no início do dia, o rendimento dos títulos do Tesouro americano com vencimento em 30 anos recuou e, por fim, situava-se em 5,05%, por volta das 20h15 GMT (17h15 de Brasília).
Os títulos de 10 anos estavam em 4,54%, em comparação com os 4,60% do dia anterior. Durante a sessão, chegou a subir até 4,62%.
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta o megaprojeto de lei orçamentária impulsionado por Trump, que espera cumprir algumas de suas principais promessas de campanha, como a extensão dos enormes benefícios fiscais do seu primeiro mandato.
Segundo diversos analistas independentes, a extensão dessas isenções poderia aumentar o déficit federal de 2 a 4 trilhões de dólares (entre 11 e 22 trilhões de reais, na cotação atual) na próxima década.
O texto agora deve ser analisado pelo Senado. Os legisladores republicanos já anunciaram sua intenção de introduzir modificações importantes.
© Agence France-Presse