A participação de atletas de outros estados em competições organizadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) foi tema de uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (21). O objetivo do debate foi discutir os impactos dessa presença externa no fortalecimento das modalidades locais e na valorização dos talentos catarinenses.
Atualmente, eventos como a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), os Joguinhos Abertos e os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) permitem, dentro de certos limites, a participação de atletas de fora, inclusive estrangeiros. Para o deputado Mauro De Nadal (MDB), que propôs a audiência, esse cenário prejudica o desenvolvimento dos esportistas locais. Ele lembrou ainda a sanção da lei 19.295/25, de sua autoria, que restringe a presença de atletas de vôlei de praia vinculados a federações de fora do estado.
De acordo com o regulamento vigente, em modalidades como basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol de quadra, é autorizada a inscrição de até dois atletas de outros estados. Já em esportes como atletismo, judô, surfe, natação, triatlo e xadrez, a presença externa é limitada a apenas um atleta. O deputado Fernando Krelling (MDB) também participou da discussão e criticou a falta de continuidade nas políticas esportivas do estado.
The post Debate põe em jogo atletas de fora no Jasc appeared first on SCTODODIA.