Fortes chuvas levam mais de 700 pessoas a deixarem suas casas em Alagoas

Foto: Agência Alagoas

JOSUÉ SEIXAS
FOLHAPRESS

As fortes chuvas que atingem Alagoas desde o último sábado (17) já levaram 722 pessoas a deixarem suas casas, de acordo com boletim divulgado pela Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) na manhã desta quarta-feira.

Há 267 pessoas desabrigadas (que perderam suas casas) e 455 desalojadas (pessoas que deixaram suas casas temporariamente), em 12 municípios alagoanos.

Na capital, Maceió, conforme a Defesa Civil municipal, foram registradas 537 ocorrências, sendo a maior parte por deslizamento de barreiras. Há registros de alagamentos e desabamentos. Na cidade, 144 pessoas ficaram desalojadas, e 8 estão em abrigo municipal.

Eram esperados 295 mm de chuva para o mês de maio, mas os pluviômetros registraram 475 mm desde sábado. No interior, há alerta para transbordamentos de rios e lagoas nas próximas horas.

O cenário é semelhante no Grande Recife e outras regiões de Pernambuco. Aulas foram suspensas em diversas cidades e instituições de ensino superior. A Prefeitura do Recife anunciou a interrupção das atividades na rede municipal e dos serviços não essenciais.

O Centro de Operações do Recife informou que a capital entrou em estágio de atenção às 5h da manhã desta quarta-feira (21), indicando a ocorrência de alagamentos e alterações na rotina urbana.

Nas últimas 12 horas, foram registrados até 50 mm no pluviômetro de Lagoa Encantada, com forte concentração nas últimas três horas. Para o mês de abril inteiro, o volume acumulado foi de 78 mm.
Diante desse cenário, a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu um alerta de estado de atenção para o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste, com previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. No sertão, a previsão é de chuvas moderadas e, pontualmente, fortes, com a região em estado de observação.

A Secretaria de Educação de Pernambuco informou que as aulas da rede estadual de ensino estão suspensas nas escolas da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul. Em outras regiões, a orientação é para que estudantes e profissionais fiquem atentos aos comunicados das unidades de ensino, com gestores autorizados a suspender as atividades se necessário.

As aulas foram suspensas no turno da manhã no Recife e em Paulista e durante todo o dia em Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Ipojuca.

Entre as instituições de ensino superior, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também paralisaram suas atividades.

Segundo relatório da Apac atualizado às 8h20, os municípios com maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram Cabo de Santo Agostinho (184,65 milímetros), Triunfo (179,24 mm), Barreiros (171,55 mm), Escada (160,08 mm) e Ipojuca (142,21 mm).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.