MIDR apresenta modelo de pavimentação de baixo custo durante a Marcha dos Prefeitos

Em meio às discussões sobre infraestrutura e desenvolvimento regional que marcaram a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresentou, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), uma solução técnica inovadora voltada à melhoria da malha viária rural: o modelo padronizado de Pavimentação de Baixo Custo.

A iniciativa tem como objetivo oferecer aos municípios uma alternativa viável, eficiente e de menor custo para a pavimentação de estradas vicinais, especialmente, em regiões onde os recursos são escassos e as necessidades são urgentes. “Criamos um projeto padrão de pavimentação de baixo custo para estradas vicinais, com o objetivo de reduzir a frequência e os custos de manutenção, utilizando soluções mais duráveis como o revestimento primário com impermeabilização simples”, explica Rafael Silveira, coordenador-geral de Execução, Fiscalização e Prestação de Contas de Obras do MIDR.

O modelo proposto pelo MIDR utiliza uma composição técnica baseada em Revestimento Primário, Impermeabilização e Tratamento Superficial Simples (TSS), permitindo a pavimentação com tecnologia simplificada, de fácil replicação e adaptada à realidade local.

O vice-prefeito de Candelária (RS), Cristino Becker, tem 2.500 km de estradas vicinais em seu município e vê o tema como fundamental para a economia e a mobilidade da população. “A manutenção das estradas vicinais é tão essencial quanto saúde e educação em municípios como o nosso, onde metade da população vive no interior. Essas vias garantem o direito de ir e vir, mas, mais do que isso, são fundamentais para o escoamento da produção e a dignidade do agricultor”, afirmou Becker.

Tecnologia acessível, impacto direto

De acordo com a equipe técnica da SDR, a proposta alia eficiência operacional e racionalização de custos, apresentando uma série de vantagens em comparação aos métodos tradicionais. Entre os principais benefícios estão:

Redução significativa de custos, com economia tanto na fase de execução quanto na manutenção;

Execução com mão de obra local, o que estimula a geração de emprego nas comunidades e facilita a adoção em municípios de pequeno porte;

Menor complexidade técnica, favorecendo a celeridade dos projetos e a simplificação dos processos licitatórios;

Impermeabilização das vias, que reduz a emissão de poeira, melhora as condições de tráfego e contribui diretamente para a saúde da população.

Sustentabilidade e desenvolvimento regional

Além dos ganhos operacionais, a pavimentação de baixo custo representa um avanço importante em termos de sustentabilidade. A substituição gradual do uso do cascalho de cava — prática comum e recorrente em manutenções — por soluções mais duráveis contribui para a preservação ambiental e para o uso racional dos recursos naturais.

A proposta foi destaque nas apresentações do MIDR durante a Marcha e despertou o interesse de prefeitos e técnicos municipais de diversas regiões do país. “Essa é uma solução pensada para a realidade dos municípios brasileiros. Ela oferece agilidade, eficiência e, principalmente, qualidade de vida para quem mais precisa: a população que vive no campo”, afirmou um representante da SDR.

Com a iniciativa, o MIDR reforça seu papel como indutor do desenvolvimento regional equilibrado e inclusivo. A Pavimentação de Baixo Custo surge como uma alternativa estratégica para ampliar o acesso, garantir a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento econômico em áreas rurais e de difícil acesso.

A adesão ao modelo será acompanhada de orientações técnicas e apoio institucional, garantindo que os municípios possam implementar a solução de forma segura, transparente e com resultados concretos para suas populações.
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