Alece presta homenagem à vaquejada no Ceará em sessão solene nesta quarta-feira

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (21/05), a partir das 17 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem à vaquejada no Ceará.

A solenidade atende a solicitações dos deputados Carmelo Neto (PL) e Danniel Oliveira (MDB), com subscrição dos deputados Heitor Férrer (União), Dra. Silvana (PL), Jô Farias (PT), Sargento Reginauro (União), Felipe Mota (União) e Queiroz Filho (PDT).

Conforme Carmelo Neto, no segmento da literatura, a vaquejada teria surgido no Nordeste brasileiro entre os séculos XVII e XVIII, como uma atividade de captura de bois após o período chuvoso, cabendo aos vaqueiros a árdua missão de arrebanhar o gado para os proprietários.

“Ao longo do tempo, a atividade evoluiu de arrebanhar o gado para a exibição de habilidades entre os vaqueiros, até se tornar um evento cultural de grande relevância para o Nordeste, em especial para nosso Estado, que conta com cerca de 700 eventos por ano, movimentando a economia, gerando empregos e renda à nossa população”, afirma o parlamentar.

Segundo Carmelo Neto, no Ceará, essa manifestação cultural possui elevada importância, contribuindo significativamente para a economia local. “De acordo com estimativas, o setor movimenta cerca de R$ 600 milhões por ano no Brasil, gerando aproximadamente 120 mil empregos diretos e 620 mil indiretos. Eventos como a Vaquejada de Itapebussu, como a realizada em 2022, movimentaram mais de R$ 3,5 milhões, evidenciando seu impacto econômico no Estado”, explica.

Já o deputado Danniel Oliveira ressalta a legalização da profissão de vaqueiro como uma das conquistas da categoria. “Através da Lei Federal n.º 12.870/13, foi reconhecida a profissão de vaqueiro como um profissional que trata, maneja e conduz animais como bois, cavalos e outros de pastoreio. A lei define ainda como papel desse profissional o treinamento de animais para eventos esportivos”, comenta.

Foram convidados a participar da sessão solene membros e apreciadores da vaquejada, além de deputados e sociedade em geral.

SERVIÇO – Sessão solene em homenagem à vaquejada no Ceará.

Quando: Quarta-feira, 21 de maio de 2025, a partir das 17h

Onde: Plenário 13 de Maio da Alece

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.

Autor: Da redação com Edição: Geimison Maia/foto: divulgação 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.