
Paulo P. Nascentes*
A angústia difusa que acomete o sujeito contemporâneo é multifatorial e pode estar ligada a uma falta de sentido para a vida. Isso causa um vazio indefinido, sensação de desânimo, cansaço inexplicável, perda de apetite ou voracidade por certos alimentos, diminuição ou exacerbação da libido. Resistente a tratamentos medicamentosos, a peregrinação passa por consultórios médicos e prossegue nas diferentes modalidades de terapias e psicoterapias, em tentativas de alívio muitas vezes infrutíferas. Profissionais de saúde oferecem tratamentos por vezes regidos por protocolos mais ou menos rígidos e, pior, sempre o mesmo para uma infinidade de sujeitos, desconsiderando peculiaridades, como a forma de adoecimento de cada um.
Para apimentar a questão, fica a pergunta: como não adoecer numa sociedade ela mesma doente? É preciso considerar a subjetividade do sujeito em sua expressão única. Do contrário, como lidar com sintomatologia tão diversa, refratária a classificações e protocolos? É preciso considerar a multidimensionalidade da nossa manifestação. O que nos iguala, o que nos faz tão peculiares? O tema exige um olhar mais cuidadoso, dada a delicadeza que envolve a saúde mental.
Qualquer que seja a escolha do cliente, é fundamental a confiança no profissional e na ética dele esperada. Afinal, cuidar não é só tratar sintomas, mas também olhar compassivamente violências como o racismo, o machismo, os estigmas da desigualdade, a falta de meios dignos de subsistência e demais condições que ferem o humano na sua inteireza.
Mas como a abordagem transpessoal contribui com as demais modalidades de tratamento da angústia existencial, por exemplo? Que vantagens agrega, que limitações enfrenta? A terapia transpessoal busca integrar aspectos espirituais e transcendentais da experiência humana com os métodos tradicionais da psicologia. Portanto, considera o ser humano em sua totalidade, incluindo dimensões físicas, emocionais, mentais e espirituais. Suas bases teóricas assentam-se em diversas tradições espirituais e filosóficas, como o budismo, hinduísmo, sufismo e a psicologia junguiana. Ela também incorpora conceitos da psicologia humanista e existencial, além de teorias de desenvolvimento espiritual e estados alterados de consciência.
Dentre as várias abordagens da terapia transpessoal, destacam-se: meditação e mindfulness; respiração holotrópica; visualização guiada; trabalho com sonhos; e dinâmica energética do psiquismo. Independentemente da escolha da terapia, seus pontos positivos são a integração holística, o desenvolvimento espiritual e a flexibilidade das técnicas. Mas também há limitações relacionadas à resistência de pessoas com uma visão tradicional da ciência e a necessidade de pesquisas mais amplas no âmbito acadêmico.
A liberdade de escolha da abordagem, metodologia e técnicas terapêuticas é um direito inalienável do cliente, que precisa ser acolhido pelo terapeuta com, mais que cortesia e atenção, uma atitude amorosa, fornecendo todas as informações úteis para uma decisão a mais acertada possível e que atenda caso a caso. Essa atitude poderá gerar confiança mútua e minimizar episódios de transferência e contratransferência, tão comuns especialmente nas sessões iniciais.
Uma vez iniciada a terapia, convém que, de tempos em tempos, uma ou mais sessões sejam destinadas à autoavaliação e à avaliação do processo em curso, pois isso possibilitará manutenção ou suspensão de procedimentos que, ainda que eficazes em muitos casos, não se adequam àquela individualidade do cliente ou às restrições do próprio terapeuta, que poderá encaminhar o cliente a algum colega ou a outro tipo de terapia mais indicado. Esse reajuste de rumos, se for o caso, preservará clientes e terapeuta de eventuais situações por vezes incontornáveis, pois a natureza do humano é imprevisível, por mais que o autoconhecimento venha de muitas décadas de treinamento e estudo.
*Paulo P. Nascentes é poeta, mestre em Letras e docente emérito de Português e Esperanto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Autor de “Rabiscos poéticos de um sem noção”, também é terapeuta transpessoal e pós-graduado em Psicologia Analítica e Arteterapia.
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