Como fazer amigos

Já toquei nesse assunto, por aqui, faz muitos anos. Mas não pude fugir dele, hoje. Ainda há pouco, procurei algo na prateleira e dei-me com o livro, “Como Fazer amigos e Influenciar Pessoas”, do Dale Carnegie. A coisa foi em 1951, em Natal. Naquela época, nos cinemas, antes de começar a exibição do filme, era publicado na tela, um comercial. E naquele dia o comercial era sobre o livro, “Como Fazer a Amigos e Influenciar Pessoas”, que estava sendo lançado em Natal, naquela época. Adorei a coisa, mas ficou só nisso mesmo. Dias depois, pela manhã, como costumeiramente, entrei na redação do Jornal, para cumprimentar os amigos. Foi quando o jornalista Ney Marinho de Melo falou:

– Afonso… estou lendo um livro muito importante. Logo que eu terminar a leitura vou trazer o livro pra você.

Dias depois, quando entrei na redação, o Ney me chamou e me deu o livro, “Como Fazer Amigos…”. li o livro e aprendei muita coisa boa, com ele. Mantive-o comigo até 1982, quando vim para Roraima. E ele sumiu com e no sumiço de minha mudança que saiu do Rio de Janeiro em 1984 e até hoje não chegou a Boa Vista. Perdi grandes livro no sumiço de minha mudança. Mas em 2002, quando eu estava em São Paulo, pela manhã saí para umas compras, e passando pela Praça João Mendes, encontrei um sebo-de-calçadas. E como velho vício, parei e fiquei fuçando nos livros, e olha o que encontrei, o Como Fazer Amigos… O livro estava bem velhinho, o que é coisa de sebo, mas comprei-o e o mantenho em minha estante até hoje. Tudo indica que vou lê-lo mais uma vez, a partir de agora. O livro que tenho é da quadragésima quinta edição.

A única forma de se fazer amigos é sendo amigo. Não há outra maneira. E ser amigo é saber viver racionalmente com as outras pessoas. Minha amizade com os jornalistas do Diário de Natal, não tinha nada a ver com a profissão. Éramos simplesmente amigos, mesmo eu sendo penas um jovem que tinha acabado de se apresentar, pela idade, ao Exército, embora dispensado pela minha pouco altura. E daí? Apresente-se sempre no que você é e como você se valoriza no que é. Não fosse assim o Ney Marinho não me teria presenteado como um livro aparentemente insignificante, mas de uma importância indiscutível. Esteja sempre preparado, ou preparada, para o melhor em sua vida. E as amizades são o tesouro maior que podemos guardar em nossas vidas, para sempre. Respeito, amor e carinho, são o tesou maior e melhor para a união no arquivo das amizades. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460  

O post Como fazer amigos apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.