Os preços internacionais do petróleo registraram leve queda nesta quarta-feira (14), marcando uma pausa após a escalada desde o início da semana, impulsionada pela flexibilização da guerra comercial entre Estados Unidos e China.
Em Londres, o preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em julho caiu 0,81%, a 66,09 dólares.
Em Nova York, seu equivalente americano, o barril de West Texas Intermediate (WTI), para entrega em junho, recuou 0,82%, a 63,15 dólares.
“O que estamos vendo é, essencialmente, uma reversão das fortes altas registradas” após o anúncio dos acordos tarifários alcançados pelos Estados Unidos com a China e a Grã-Bretanha, com o qual os operadores participaram basicamente da tomada de benefícios”, explicou à AFP o analista Bart Melek, da TD Securities.
No entanto, apesar do acordo entre Washington e Pequim, anunciado na segunda-feira passada, e que a princípio durará 90 dias, “as tarifas alfandegárias seriam significativamente maiores do que antes de 2025”, assinalou à AFP Tamas Varga, especialista da PVM Energy.
O aumento das sobretaxas aduaneiras “trará dificuldades econômicas e obstruirá o crescimento saudável da demanda de petróleo”, opinou.
Além disso, “os mercados estão levando em conta o fato de que a Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) estão aumentando a produção”, acrescentou Melek, reavivando as preocupações sobre o excesso de oferta.
© Agence France-Presse