Comerciantes denunciam aumento de violência e tráfico de drogas em centro comercial

Centro Comercial fica localizado próximo ao terminal de ônibus (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Comerciantes do Centro Comercial Wakîri, localizado no centro de Boa Vista, procuraram a Folha para denunciar insegurança, aumento de violência e tráfico de drogas no local. Relatos apontam a presença constante de usuários de drogas, furtos e falta de monitoramento policial.

O comerciante José Pontes, que possui um box no centro comercial, relatou a preocupação com o aumento da violência e presença de criminosos no local. Segundo ele, o local se tornou um ponto de venda para dependentes químicos.

“A violência predomina, são brigas constantes ali dentro. Precisamos de vistoria policial por aqui, é perigoso para os comerciantes e clientes estar nessa condição.”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A dona de um restaurante, que preferiu não ser identificada, também relatou dificuldades enfrentadas no dia a dia devido à insegurança no centro comercial. Segundo ela, é comum encontrar pessoas consumindo entorpecentes no local.

“Já vi eles fumando aqui dentro, principalmente aos domingos. Às vezes dormem aqui. Na segunda-feira, a área amanhece toda suja.”

Centro Comercial foi inaugurado em 2019 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Furtos dentro do centro comercial

A comerciante também mencionou episódios de furto de infraestrutura. “Já roubaram parte da tubulação de gás e até a fiação da iluminação. Por isso agora colocamos o gás dentro do box, com medo de novos furtos.”

Em uma tentativa de garantir segurança, a própria comerciante chegou a instalar uma câmera de segurança no local.

Ela criticou a ausência de patrulhamento fixo no local. “A guarda só aparece se alguém chama. Eles não passam aqui com frequência. A gente fica com medo porque alguns usuários ficam agressivos se a gente tenta impedir alguma coisa.”

A reportagem entrou com contato com a Prefeitura de Boa Vista que informou que a GCM tem guarnições permanentes no local para inibir ações de violência. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública informa que a Guarda Civil Municipal (GCM) está com guarnições permanentes no Centro Comercial Wakîri e imediações, para inibir as ações de violência, tráfico e até a permanência de dependentes químicos nas proximidades, sendo orientados a se retirarem do local. Informa ainda que já está em desenvolvimento o projeto de expansão do sistema de monitoramento eletrônico da cidade que poderá contemplar o local.

A GCM reforça seu compromisso com a segurança da população e a preservação do patrimônio público. As rondas regulares têm como foco a prevenção de crimes, o combate ao tráfico de drogas, furtos e outras práticas ilícitas, além de garantir a proteção de bens públicos e privados. Mesmo ciente que segurança pública é uma responsabilidade primária do governo estadual, a GCM continua atuando de maneira integrada com as demais forças policiais e reforça que ações são intensificadas sempre que necessário.

O post Comerciantes denunciam aumento de violência e tráfico de drogas em centro comercial apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.