Um bom sorriso pode transformar vidas. Pensando nisso, o projeto A Turma do Bem realizará, no dia 15 de maio, uma Megatriagem Odontológica na capital do país e em outras 147 cidades brasileiras. Em Brasília, a ação acontecerá no Pátio Brasil Shopping, das 9h às 16h, no Varandão. O objetivo é transformar a vida de jovens de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, que serão selecionados para receber tratamento odontológico gratuito. Em todo o Brasil, a expectativa é encaminhar mais de cinco mil jovens para o atendimento.
Quem já participou da iniciativa e teve o sorriso transformado foi Sheila Suzana, de 16 anos, moradora de Ceilândia, em Brasília (DF). A mãe da adolescente, Keli Pinheiro, de 39 anos, auxiliar de limpeza e mãe de outros quatro filhos, contou ao Jornal de Brasília que, inicialmente, pensou se tratar de um golpe, de tão desconfiada que estava diante de tantas falsas promessas. Mesmo assim, ela foi ao atendimento com a filha — já que todos os jovens selecionados precisam estar acompanhados dos pais — e se surpreendeu com o que encontrou. “A doutora Ana Paula é muito humilde e tratou a gente muito bem, toda vez com um sorriso no rosto. Inclusive, minha filha ficou de voltar para uma outra consulta”, lembrou.

O tratamento de Sheila ainda está em andamento, mas já passou por limpeza, tratamento de canal em dois molares, restauração de cáries e molde para aparelho fixo. As próximas visitas ao consultório devem envolver a reavaliação do canal tratado e, mais adiante, a colocação do aparelho ortodôntico — etapa essencial para corrigir o apinhamento dos dentes, que dificulta até a passagem do fio dental. Keli não sabe quem inscreveu a filha no projeto, mas é grata: “Foi algo de Deus, porque eu não tenho condições de pagar um tratamento desses”, afirmou.
Ela conta que Sheila é dedicada aos estudos, mas enfrenta dificuldades de aprendizagem devido ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Seus dentes, apinhados e com muitas cáries, eram uma grande fonte de desconforto. “Ela sentia vergonha de sorrir”, revelou a mãe. Agora, Keli espera que Pollyana, sua outra filha, de 12 anos, também seja contemplada pelo projeto. A menina precisou retirar dentes em uma cirurgia geral após um tumor bucal e perdeu quatro deles. “Eu quero inscrever minha filha, para ver se ela consegue também”.
Voluntários do sorriso

A ONG A Turma do Bem conta com 18 mil dentistas voluntários em várias cidades brasileiras. No DF, os profissionais da área são destaque, com cerca de 211 voluntários cadastrados, que atenderam, nos últimos anos, uma média de 1.391 crianças e adolescentes.
O dentista Eric Jacomino Franco é um dos coordenadores do projeto em Brasília desde 2009. Segundo ele, o papel da coordenação é buscar, nas instituições de ensino, jovens na faixa de 11 a 17 anos, por meio das triagens realizadas nas escolas. A equipe também recruta novos voluntários para integrar a rede do bem. “Quanto mais dentistas participarem da nossa rede, maior será o número de jovens beneficiados na cidade”, comentou.
Para ele, a Turma do Bem é uma corrente de boas ações. O doutor explica que os jovens selecionados nas triagens são aqueles em situação de vulnerabilidade social e sem acesso a atendimento odontológico de outra forma. “Sabemos que a rede pública do DF não consegue atender toda a demanda. Existe uma fila de espera e muitos jovens acabam ficando de fora”, declarou. Eric acredita que o projeto cumpre o papel do terceiro setor na tentativa de minimizar esses danos. “Nós também priorizamos os jovens que estão mais próximos do primeiro emprego, porque sabemos que o sorriso é o cartão de visitas”, destacou.
Uma vez selecionados, os jovens são acompanhados pelos dentistas voluntários ao longo de vários anos. “Por exemplo, se um participante de 12 anos é selecionado, eu acompanho a vida odontológica dele até ele completar 18”, contou. Muitos jovens, segundo ele, conseguiram o primeiro emprego, começaram a namorar e tiveram a vida transformada através do sorriso. “Um jovem que, às vezes, vive com a mão no rosto, desabrocha. A mudança é muito perceptível”, destacou.
Segundo Eric, a triagem odontológica do dia 15 será a maior do mundo, pois todas as cidades envolvidas realizarão a ação simultaneamente. “Isso mostra o poder do trabalho voluntário em rede e de como isso ecoa na sociedade. Desperta nas pessoas a importância do sorriso como uma forma não só de saúde, mas de transformação social”.
Expectativa de até mil atendimentos em Brasília

Segundo Daniela Silveira, que também atua como coordenadora da Turma do Bem em Brasília, a expectativa é atender entre 700 e 1.000 jovens na ação desta quinta-feira. Daniela, que foi aluna do doutor Eric, participa do projeto desde 2016. “A sementinha do voluntariado foi plantada desde as aulas na universidade. Eu esperei o momento de me formar e fazer mestrado para poder me voluntariar”, comentou.
Higiene bucal e ações educativas

Durante a ação do dia 15, os participantes serão avaliados por um dentista voluntário por meio de um exame visual não invasivo, no qual serão registradas informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente. Também será oferecido um kit de higiene bucal. O evento contará também, com uma parceria com a Universidade Católica de Brasília, cujos estudantes farão orientações de higiene oral.
Além disso, em algumas cidades como Brasília, o evento receberá o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, da Colgate, com atividades educativas e distribuição de kits de higiene bucal voltados para crianças de 5 a 10 anos e seus responsáveis.
Segundo informações da ong, para participar, os jovens devem ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhados de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência no local da triagem. Após esse processo do dia 15, a equipe da Turma do Bem irá enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento odontológico gratuito com todas as informações necessárias.
Serviço:
Local da Megatriagem em Brasília
Serviço Pátio Brasil Shopping
Endereço: SCS Quadra 07 – Bloco A – Asa Sul
Horário: 9h às 16h
Local: Varandão do shopping