F1 2025: uma vaga, muitas incertezas e especulações

whatsapp image 2024 11 10 at 10.56.23

A chamada “silly season” da Fórmula 1 é o período entre o final de um campeonato e o início do seguinte, quando as equipes aproveitam para definir suas duplas de pilotos para a próxima temporada. No Brasil é a popular ”dança das cadeiras”.

Em 2023, o resultado das conversas contratuais foi a curiosa permanência de todos os 20 pilotos do grid para o atual campeonato. Ou seja, pela primeira vez na história, a F1 2024 começou com os mesmos pilotos que terminaram a temporada em 2023.

No entanto, apenas sete tinham contratos até 2025,  já deixando 13 vagas disponíveis para o que certamente seria espaço aberto para várias mudanças de equipe e remodelações no grid. 

E é o que exatamente vimos até aqui no decorrer das etapas, especialmente depois da pausa do meio de ano, com substituições de pilotos, demissões, anúncios de transferências e o surgimento de novos nomes à medida em que começaram as definições para o ano que vem. 

Faltando três etapas para o fim da temporada, resta apenas uma vaga na formação de duplas para 2025, a qual está em aberto na RB. 

A equipe B da Red Bull já tem Yuki Tsunoda confirmado, mas ainda não definiu quem será o segundo piloto. Após o GP de Singapura, demitiu o australiano Daniel Ricciardo e colocou o neozelandês Liam Lawson em seu lugar.

Mas a silly season ainda não acabou, e embora apenas um lugar no cockpit esteja formalmente disponível, muitas incertezas, rumores e especulações agitam os bastidores da Fórmula 1.

A Sauber foi a mais recente equipe a finalizar sua dupla, trazendo uma boa notícia para os brasileiros ao anunciar que Gabriel Bortoleto se juntará a Nico Hülkenberg no próximo ano, substituindo a atual formação com Zhou Guanyu e Valtteri Bottas.

A troca é a oitava entre os pilotos da categoria, uma mudança grande considerando as 20 vagas atuais.

Transferências também foram confirmadas para 2025: Carlos Sainz irá para a Williams, Nico Hülkenberg para a Sauber (como dissemos) e Esteban Ocon para a Haas. 

Mas a maior mudança  –  claro, a mega-mudança – é de Hamilton da Mercedes para a Ferrari, que verá uma dupla histórica, com Charles Leclerc  unindo forças com o heptacampeão em 2025.

Já o time de  Brackley respondeu à saída de Hamilton promovendo para seu lugar  Kimi Antonelli, de 18 anos, da Fórmula 2.

Na Alpine, o também novato Jack Doohan assume o lugar de Esteban Ocon. A Haas também trocará os dois pilotos: Esteban Ocon e Oliver Bearman entram nos lugares de Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen.

Na Williams, Carlos Sainz será o piloto ao lado de Alexander Albon. 

Já outras equipes optaram pela estabilidade. A Aston Martin ficará com Fernando Alonso e Lance Stroll, enquanto a McLaren vai manter a grande dupla formada por Lando Norris e Oscar Piastri.

A princípio, a convocação de Liam Lawson soou como um teste para a vaga de reserva de 2025 na Red Bull Ring (que pelo menos por enquanto também não anunciou alterações). Mas então o desempenho de Sergio Perez passou a declinar.

Embora o mexicano tenha um contrato até 2026, rumores dão conta de que Lawson receberá uma vaga ao lado de Max Verstappen no ano que vem, uma vez que sua atuação na pista  impressionou logo de cara.

Este cenário deixaria uma vaga na RB para Franco Colapinto, que substituiu Logan Sargeant na Williams, e imediatamente entrou no ritmo, chamando a atenção no paddock. 

Ele tem um contrato de longo prazo com a equipe de Grove, mas nenhuma vaga para o ano que vem, porque Alex Albon e Carlos Sainz serão os titulares. 

O chefe da Williams, James Vowles, já disse que permitiria que Colapinto saísse – mas tudo tem seu preço. E nesse caso, alto!

Horner foi visto deixando a unidade de hospitalidade da Williams no GP de São Paulo, talvez tendo discutido essa opção, mas um rumor alternativo também está sendo ventilado —  de que a Red Bull poderia comprar o contrato de Sainz e colocá-lo ao lado de Verstappen. 

E se engana quem acha que as mudanças e especulações terminam por aí: Flavio Briatore decidiu chacoalhar a Alpine para tentar fazer o time francês voltar a ser competitivo. E isso inclui, além de alterar a rota da equipe nos bastidores, reavaliar também a dupla de pilotos. 

Já estava definido que a equipe de Enstone vai correr no ano que vem com Pierre Gasly e o ex-piloto de testes Jack Doohan. Estava.

Isso porque, de acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Briatore é outro também interessado em uma aproximação com Franco Colapinto. A ideia é colocar o argentino no lugar de Doohan, antes mesmo de o novato começar. 

Confira como está até o momento o grid para 2025:

RED BULL: Max Verstappen e Sérgio Pérez
MERCEDES: George Russel e Kimi Antonelli
FERRARI: Charles Leclerc e Lewis Hamilton
McLAREN: Lando Norris e Oscar Piastri
ASTON MARTIN: Fernando Alonso e Lance Stroll
ALPINE: Pierre Gasly e Jack Doohan
WILLIAMS: Alex Albon e Carlos Sainz
RB: Yuki Tsunoda e (a confirmar)
SAUBER:  Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto
HAAS: Esteban Ocon e Oliver Bearman

Adicionar aos favoritos o Link permanente.