Professores do Uiramutã participam do 4° ciclo do projeto OMUNGA

Começou nesta quarta-feira, dia 7, o 4° ciclo do projeto OMUNGA no Monte Roraima, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd), da Prefeitura do Uiramutã. As oficinas vão até a próxima sexta-feira, dia 9, na comunidade indígena Uiramutã, ao lado da sede do município.

A OMUNGA é um empreendimento social que desenvolve projetos educacionais e culturais em todo País. A proposta no Uiramutã visa a produção de livros escritos pelos próprios povos originários, além da criação de bibliotecas em comunidades de difícil acesso.

Ao todo serão seis ciclos que ocorrerão no Uiramutã em um período de dois anos. O primeiro ciclo aconteceu em abril de 2024. Neste quarto ciclo, os professores do Estado e do município fazem escutas e registros de memórias.

Antes da formação da mesa, a equipe da OMUNGA foi recepcionada por crianças e adolescentes indígenas, que dançaram e cantaram músicas tradicionais no malocão da comunidade.

A mesa foi composta pelo secretário municipal de Educação, Damázio de Souza Gomes, pelo adjunto, professor Joeverson Sales, pela chefe de Gabinete, Erlize de Souza (representando o prefeito Tuxaua Benísio), pelo professor Leonardo da Silva (representando o tuxaua da comunidade Uiramutã, Orlando Pereira), pelo gestor da escola estadual indígena Júlio Pereira, professor Márcio Pereira, e pelo empreendedor social, fundador e presidente da OMUNGA, Roberto Pascoal.

O adjunto da Educação, professor Joeverson Sales, cumprimentou a todos e lembrou do primeiro contato que teve com Pascoal, ainda na gestão anterior a do prefeito Tuxaua Benísio.

Secretário de Educação do Uiramutã, Damásio Gomes.

“Fiquei encantado com este trabalho, por isso digo que esta parceria vai nos ajudar a levar nossa cultura e história ao Brasil e ao mundo. Então, aproveitem este momento, pois o que vocês, professores, estão aprendendo aqui é o que vai ser ensinado aos nossos alunos”, observou o adjunto.

O secretário de Educação do Uiramutã, Damásio de Souza Gomes, também agradeceu a todos, em especial a Educação do Estado por ajudar na alimentação dos professores durante os três dias de evento.

“Quero também informar que muitos professores não estão aqui hoje porque participam do Acampamento Terra Livre, em Boa Vista. E outros estão catando saúvas, o que é um direito por fazer parte da nossa cultura. Mas os professores que se fazem presentes, digo a vocês que aproveitem este importante momento”, ressaltou Damázio.

O secretário agradeceu ainda aos professores Ingaricó e Patamona, que também participam do projeto e ajudam na produção literária. “Nossa história é rica em cultura e tradição, por isso a importância desse registro. Desde já, desejo um ótimo ciclo a todos”, finalizou.

Roberto Pascoal, presidente da OMUNGA.

Colhendo frutos – Representando o prefeito, a chefe de Gabinete, Erlize de Souza, observou que o projeto OMUNGA não produz apenas livros, mas também fortalece a educação indígena do Uiramutã.

“O prefeito já recebeu um livro produzido pelos professores da escola municipal indígena Cícero Canuto, que fica na comunidade indígena Monte Moriá I. Pois bem. O trabalho já é fruto desta importante parceria com a OMUNGA. Vejam vocês. Por meio da literatura, já estamos colhendo a sabedoria de nossos ancestrais”, observou a chefe.

Em seu discurso, o presidente da OMUNGA, Roberto Pascoal, agradeceu mais uma vez pela acolhedora recepção que todos de sua equipe receberam. Depois ele deu uma prévia do que vai acontecer durante o 4° ciclo. “É com muito carinho que agradeço a todos. Tenho certeza que realizaremos um ótimo trabalho”.

Em seguida, os professores formaram grupos e participaram de oficinas com escutas e registros de memórias. Os livros didáticos e outras produções feitas durante os ciclos do projeto OMUNGA serão traduzidos para as três línguas dos povos indígenas do Uiramutã: Macuxi, Patamona e Ingaricó.

Além da produção de livros, a OMUNGA também visa a capacitação de professores, buscando aproximar a cultura e a prática pedagógica com atividades que promovam a leitura, a escrita e a construção de projetos educativo-culturais.

O post Professores do Uiramutã participam do 4° ciclo do projeto OMUNGA apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.