A temporada de pesca da tainha 2025 teve início oficialmente em Bombinhas, com o primeiro lanço registrado logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, feriado do Dia do Trabalhador. Na praia de Bombas, no rancho da Barra, cerca de 300 tainhas foram capturadas pelos pescadores artesanais, marcando a abertura da temporada de pesca.
Imagens e vídeos que circulam em grupos de pescadores mostram a movimentação nas praias ainda ao amanhecer, com embarcações preparadas, redes estendidas na areia e os pescadores atentos ao mar, na expectativa dos cardumes. O frio da manhã ajudou a trazer os primeiros peixes para a costa, sinalizando um bom começo para a temporada.
A pesca artesanal da tainha em Santa Catarina vai até 31 de julho e, este ano, pela primeira vez, a modalidade terá uma cota de captura, com limite de 1,1 mil toneladas. Em 2024, os pescadores catarinenses ultrapassaram esse limite, chegando a capturar mais de 1,7 mil toneladas de tainha. Bombinhas, que foi a segunda cidade com maior volume de captura no ano passado, atrás apenas de Florianópolis, com 445 mil tainhas, espera um bom rendimento na temporada deste ano.
A safra para embarcações de emalhe anilhado começa no dia 15 de maio, enquanto a frota industrial poderá iniciar suas atividades em junho.
The post Temporada começa em Bombinhas com pesca de 300 tainhas appeared first on SCTODODIA.