Nesta quinta-feira (30), deputados de oposição protocolaram um pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar o esquema de fraudes no INSS.
O requerimento possui 185 assinaturas de parlamentares, ou seja, mais que o necessário para protocolar (171). Contudo, vale lembrar que, para a CPI ser instalada, é preciso que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorize.
ESQUEMA NO INSS
Na última semana, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram uma operação que revelou um esquema de fraudes com desvio de dinheiro de pensões e aposentadorias do INSS. As investigações apontam, ainda, que as associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas para possibilitar os descontos.
Desse modo, o prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
“Nossa solicitação é para Hugo Motta pautar o mais rápido possível a CPI do Roubo dos Aposentados. Eu como autor, estamos com 184 assinaturas, e saindo daqui irei protocolar o pedido de instalação da CPI na nossa secretaria junto com outros parlamentares”, disse o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO).