SC se destaca na vacinação contra gripe

Santa Catarina figura entre os quatro estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra a gripe, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde o início da campanha nacional de vacinação no dia 7 de abril, voltada ao público prioritário nos 295 municípios catarinenses, já foram aplicadas 520.409 doses. Até o momento, 17,13% da população-alvo foi imunizada no estado, superando a média nacional de 14,18%. Apesar do bom desempenho, a SES destaca a necessidade de ampliar ainda mais a cobertura.

A secretaria faz um apelo especial para que crianças e idosos sejam vacinados, pois esses grupos são os mais suscetíveis a complicações decorrentes da gripe. Os dados mostram que a maior adesão tem sido entre os idosos: 132 mil pessoas entre 60 e 69 anos, 105 mil entre 70 e 79 anos, e 44 mil com mais de 80 anos. Por outro lado, a vacinação entre crianças de 2 a 6 anos ainda está baixa, com cerca de 35 mil doses aplicadas.

A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para acompanhar as mutações do vírus, sendo a forma mais eficaz de prevenir a doença e suas complicações. A versão disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. A SES reforça que o imunizante é seguro, não causa gripe e pode ser administrado junto com outras vacinas do calendário oficial.

A proteção conferida pela vacina leva de duas a três semanas para ser efetiva. O principal objetivo é evitar que pessoas vulneráveis desenvolvam formas graves da doença ou venham a óbito. Além disso, a imunização em larga escala reduz a circulação do vírus, beneficiando inclusive quem não pode receber a vacina por questões médicas. Assim, vacinar-se é um gesto de responsabilidade coletiva que ajuda a proteger toda a comunidade.

The post SC se destaca na vacinação contra gripe appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.