Com o patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do DF, o projeto Linhas e Linhos – O Tecer Feminino oferece oficinas gratuitas voltadas à capacitação de mulheres nas regiões do Gama, Guará e Brazlândia. A iniciativa promove geração de renda, inclusão social e fortalecimento de laços comunitários, com atividades que integram arte, educação e empreendedorismo feminino.
Idealizado pelo Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura, o projeto contempla nove oficinas formativas, distribuídas entre as três cidades, com foco em bordado, gastronomia e artesanato. Cada oficina oferece dez vagas por turma e será conduzida por arte-educadoras que, além de compartilhar técnicas práticas, também incentivam o protagonismo e a criatividade das participantes.
Segundo Jones Schneider, diretor-presidente do Instituto, a proposta do projeto está alinhada a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5), redução das desigualdades (ODS 10), comunidades sustentáveis (ODS 11) e trabalho decente (ODS 8). A ação foi selecionada por meio do edital “Transformando Energia em Cultura”, da Neoenergia.
Oficinas e datas
As oficinas oferecidas são:
- • Tecer dos Bordados – com a arte-educadora Eliane Teixeira, aborda técnicas de bordado para criação de peças artesanais comercializáveis.
- Tecer dos Potes– com Astaruth Lira, ensina a produção de bolos e geleias em recipientes reutilizáveis.
- Tecer dos Objetos – com Keity Santos Teixeira, foca na transformação de objetos do cotidiano em peças de artesanato criativo.
Cada oficina tem carga horária de 8 horas e será realizada nos seguintes locais e datas:
Brazlândia – Instituto Cultural e Social Lumiart (Setor Norte, Casa 96)
- Tecer dos Bordados: 2 e 3/5, das 8h às 12h
- Tecer dos Objetos: 2 e 3/5, das 14h às 18h
- Tecer dos Potes: 5 e 6/5, das 14h às 18h
Guará – Casa de Cultura do Guará (QE 25, Guará II)
- Tecer dos Bordados: 12 e 13/5, das 8h às 12h
- Tecer dos Potes: 12 e 13/5, das 14h às 18h
- Tecer dos Objetos: 14 e 15/5, das 14h às 20h
Gama – Clube da Terceira Idade Nina Maria Cruz (Qd 21, Lt 111, Setor Leste)
- Tecer dos Bordados: 21 e 22/5, das 8h às 12h
- Tecer dos Potes: 21 e 22/5, das 14h às 18h
- Tecer dos Objetos: 28 e 29/5, das 8h às 12h
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.
Para a artista visual e coordenadora de acessibilidade do projeto, Astaruth Lira, o Linhas e Linhos vai além do ensino técnico. “As oficinas criam possibilidades reais de renda e também fortalecem as redes de apoio entre mulheres. Ao final, realizaremos a Feira Linhas e Linhos, onde todas poderão expor e vender seus produtos”, explica.
Além das oficinas práticas, o projeto se estende para ações de arte-educação no segundo semestre, com oficinas de contação de histórias para professoras da rede pública e de teatro para alunas do ensino médio. Também serão realizadas apresentações do espetáculo “Botões na Rua”, protagonizado pela atriz Karla Calasans, nas três cidades atendidas.
“O projeto usa a arte como ferramenta de transformação social e inclusão. O teatro se torna o fio condutor entre as atividades, promovendo cultura e cidadania de forma sensível e acessível”, finaliza Jones Schneider.