
Quando o assunto é qualidade de vida, muita gente associa esse assunto com uma rotina intensa de treinos e alimentação rigorosa. Embora cuidar do corpo e da alimentação seja essencial, viver bem também vai além disso. Pequenos hábitos diários, muitas vezes subestimados, também exercem grande influência na nossa saúde física, emocional e mental.
Confira agora cinco práticas simples para incluir no dia a dia e cultivar uma vida mais feliz e saudável:
1. Pratique o hábito da gratidão
Reservar alguns minutos do dia para reconhecer o que foi positivo pode mudar a forma como lidamos com os desafios. Escrever ou pensar em três coisas pelas quais você é grato ajuda a desenvolver uma perspectiva mais otimista e equilibrada. A gratidão fortalece a saúde emocional e pode até melhorar a qualidade do sono.
2. Estimule a mente com novos aprendizados
Ler, aprender uma nova habilidade, ouvir podcasts interessantes ou estudar algo fora da sua área habitual estimula o cérebro e pode aumentar a sensação de propósito. O aprendizado contínuo também ajuda a manter a mente ativa e protegida contra o declínio cognitivo com o passar dos anos.
3. Priorize um sono de qualidade
Dormir bem não é luxo, é necessidade. Durante o sono, o corpo se recupera e a mente processa emoções e informações. Uma noite bem dormida está associada a melhor concentração, humor mais estável e mais disposição ao longo do dia. Para melhorar a qualidade do sono, vale investir em uma rotina com horários regulares, evitar o uso de telas antes de deitar e criar um ambiente propício ao descanso.
4. Planeje sua semana com antecedência
Organizar os compromissos e estabelecer prioridades ao longo da semana não só facilita a rotina, como também ajuda a garantir tempo para o que realmente importa: você. Ter clareza sobre as tarefas diárias permite encaixar pausas, momentos de lazer e práticas que nutrem a saúde mental.
5. Invista em práticas terapêuticas
Buscar apoio psicológico, experimentar sessões de mindfulness ou explorar outras abordagens terapêuticas pode ser transformador. Além de auxiliar no autoconhecimento, essas práticas ajudam a lidar com emoções, desenvolver resiliência e manter o equilíbrio emocional. O importante é encontrar o que mais combina com você e encaixar esse cuidado na rotina.
O post Cinco hábitos além da academia e da alimentação que contribuem para o bem-estar apareceu primeiro em Folha BV.