Nesta quinta-feira (24/04), quando se celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – as Libras, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) destaca uma iniciativa importante para a inclusão da comunidade surda: a identificação de sinais próprios dos deputados e deputadas estaduais nos meios de comunicação da Casa. A realização é da equipe de Libras da Alece e reforça o compromisso da casa parlamentar em promover mais acessibilidade à população.
Neste primeiro momento, os parlamentares que compõem a Mesa Diretora passarão a ter a sua identificação de sinais no perfil do site da Alece e em conteúdos das redes sociais, além de outros veículos de comunicação.
JANELA DE LIBRAS DA ALECE
A implantação da Janela de Libras na Alece TV se deu em 2007, inicialmente com dois intérpretes dedicados exclusivamente às sessões plenárias. Desde então, o serviço foi ampliado e cada vez mais profissionalizado, consolidando-se como referência entre os parlamentos brasileiros.
Atualmente, o setor de Libras da Alece conta com uma equipe formada por sete profissionais, que tem sua atuação em duas frentes de trabalho.
A primeira envolve os conteúdos transmitidos pela Alece TV e plataformas digitais, com foco prioritário nas sessões plenárias e sessões solenes. Além disso, acontece a interpretação do Jornal Alece, edição da manhã, e segue até a edição da noite. A equipe também grava programas da grade como Questão de Ordem, Plenário Esportivo, Em Cena, Siga-me, Só Vamo, entre outros, incluindo também reportagens especiais e documentários.
A segunda frente diz respeito às demandas presenciais que podem ser agendadas diretamente com a coordenação e reforçam o compromisso da Casa com a acessibilidade em tempo real, em eventos e audiências públicas, por exemplo.
“A inclusão e a acessibilidade são direitos fundamentais. Promovê-los é um dever dos poderes instituídos – e o Poder Legislativo deve ser o primeiro a ouvir e atender aos interesses do povo. A Alece reafirma seu compromisso com a sociedade quando investe em ações como a Janela de Libras e os serviços do Ciadi. Essa é uma bandeira iniciada em gestões passadas e que segue firme com o atual presidente Romeu Aldigueri”, destaca a coordenadora do setor, Sara de Mateus.
CURIOSIDADE
Aos novos parlamentares que tomam posse, sejam em novas legislaturas ou que inicialmente estavam como suplentes em suas bancadas partidárias, a equipe realiza reuniões para definir os sinais – processo que, em alguns casos, conta com a colaboração direta da comunidade surda, e que levam em consideração características físicas, ou utilizam os nomes e as profissões dos parlamentares como referência.
Autor: Da redação com ascom/foto;ascom