

O enema de café é uma prática controversa e não comprovada cientificamente – Foto: Imagem gerada por IA/ND
Após a Páscoa, muitas receitas “detox” começaram a viralizar na internet, trazendo promessas irreais de limpeza do organismo.
Entre elas, chamou atenção o enema de café, prática que consiste em introduzir café preparado pelo reto, sem comprovação científica e com potencial de causar danos ao corpo.
O que é o enema de café?
Segunda o centro médico acadêmico Cleveland Clinic, o enema de café consiste na inserção de café líquido no reto, similar a um enema tradicional, mas utilizando a bebida.
Seus defensores alegam que ele fortalece a imunidade, elimina toxinas e trata diversas condições, mas, como aponta o centro médico, “não há evidências científicas concretas que sustentem qualquer uma dessas alegações”.

O uso inadequado de práticas como o enema de café pode agravar problemas intestinais – Foto: Canva/ND
A gastroenterologista Dra. Samita Garg, da Cleveland Clinic, reforça: “Esta não é uma terapia recomendada”.
“Na maioria dos casos, seu corpo se autolimpa sem precisar de ajuda adicional, e pesquisas científicas alertam contra a limpeza regular do cólon”, alerta publicação do centro médico.
Por que o enema de café é perigoso
Especialistas alertam que a aplicação retal de café pode trazer sérias consequências e não aconselham de forma alguma a prática.
“O reto e o revestimento do intestino são finos e altamente sensíveis”, alerta a Cleveland Clinic.
Problemas que a prática pode trazer:
- Colite (inflamação do cólon) e proctite (inflamação do reto): podem causar dor e sangramento;
- Queimaduras retais: se o líquido estiver quente pode causar queimaduras e feridas;
- Tenesmo: espasmos musculares no intestino grosso que causam vontade frequente de evacuar, mesmo sem necessidade;
- Infecção e irritação: pelo uso de equipamentos não esterilizados ou pela introdução de uma substância não inerte em uma área delicada;
- Perfuração intestinal: um risco associado a procedimentos invasivos no reto;
- Desidratação e desequilíbrio eletrolítico: embora mais associado a limpezas de cólon frequentes, a introdução inadequada de líquidos pode contribuir para esses problemas.
Há apenas uma forma segura de consumir café
Enquanto o enema de café é perigoso e pode causar danos, beber café com moderação pode trazer benefícios. Segundo a Dra. Garg, o café ingerido pela boca ajuda a estimular o intestino, facilitando a digestão.

É fundamental reconhecer os sinais do corpo e procurar ajuda médica em caso de sintomas como sangramento retal ou dor abdominal intensa – Foto: Canva/ND
Além disso, pode ter efeitos positivos no fígado e reduzir o risco de diabetes. Porém, esses benefícios não se aplicam ao uso do café de forma retal.
Quando procurar ajuda?
Se você tiver constipação crônica, houver dependência de laxantes ou enemas, ou surgirem sintomas como sangramento, dor intensa, inchaço ou fadiga, é importante procurar um médico.
A Dra. Garg alerta que ignorar esses sinais e usar métodos não comprovados, como o enema de café, pode atrasar o diagnóstico e colocar a sua saúde em risco.