LAB Bibliotecas Renato Russo inaugura segunda unidade em escola pública

img 3297

O projeto Bibliotecas Renato Russo inaugura, nesta sexta-feira (21), às 10h, no Centro de Ensino Médio 04 da Ceilândia, a segunda unidade da iniciativa da organização social Amigos da Vida. O objetivo é incentivar a leitura, promover a defesa dos direitos humanos e homenagear Renato Russo, fundador da banda Legião Urbana, falecido em 1996. A inauguração contará com a presença da mãe do artista, Carminha Manfredini.

O LAB Bibliotecas Renato Russo reforma bibliotecas em escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, transformando esses espaços em ambientes modernos, equipados para pesquisa e leitura. Alunos podem consultar livros e realizar pesquisas online, graças à instalação de computadores com acesso à internet, tornando o espaço mais atraente e funcional.

img 3293
Foto: Divulgação/Raquel Bogéa

A primeira unidade do projeto, patrocinada pelo Instituto CNP Brasil, foi inaugurada em 2024 no CED 14 da Ceilândia. O espaço recebeu sinalização em braile, ampliando a acessibilidade. Durante a reforma, a escola promoveu oficinas de desenho arquitetônico e urbanístico, oralidade e leitura dramática, além de ilustração e desenho criativo. Como resultado, foi produzido um livro ilustrado, distribuído aos participantes.

O projeto também realizou palestras sobre temas sugeridos pela comunidade escolar, como “Saúde e o Corpo”, “Letramento Racial”, “Gênero e Sexualidade” e “Malefícios do Cigarro Eletrônico”. Todas as atividades contaram com tradutor de Libras.

img 3290
Foto: Divulgação/Raquel Bogéa

A iniciativa é financiada pelo Instituto CNP Brasil, por meio de incentivo fiscal do Governo Federal. Em seus 12 anos de atuação, a ONG já implementou 14 brinquedotecas em hospitais públicos do DF, além de duas bibliotecas e três LAB Bibliotecas em escolas da rede de ensino.

Amigos da Vida

Com 22 anos de existência, a ONG Amigos da Vida atua em todo o Distrito Federal na defesa dos direitos humanos. A entidade é presidida por Christiano Ramos, soropositivo e ativista na luta pelos direitos das pessoas que vivem com HIV.

img 3305
Foto: Divulgação/Raquel Bogéa

Atuante, inquieto e persistente, Ramos é uma referência na cidade em questões ligadas ao HIV/Aids. Inspirado pelo tempo em que permaneceu hospitalizado após o diagnóstico em 1987, criou 14 brinquedotecas em hospitais públicos do DF para oferecer um espaço lúdico e acolhedor às crianças em tratamento. Todas levam o nome de Renato Russo, cantor, compositor e multi-instrumentista nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Brasília, de onde projetou seu talento para o Brasil e o mundo.

SERVIÇO
Inauguração da segunda unidade do projeto Bibliotecas Renato Russo
Dia: 
21 de fevereiro de 2025
Hora: 10h
Local: 
Centro de Ensino Médio 04 da Ceilãndia
Endereço: 
St. N QNN 14 – Ceilândia, DF
Assessoria de Imprensa: Uma Comunicação
Realização: Amigos da Vida
Patrocínio: Instituto CNP Brasil, Ministério da Cultura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.