Com previsão de iniciar ainda no 1º semestre, rota de voo internacional entre Acre e Peru é discutida em Brasília


Senador Alan Rick, que tem participado dos debates sobre a crise aérea no estado, com passagens elevadas e baixa oferta de viagens, e outros parlamentares acreanos foram recebidos pelo ministro de Portos e Aeroportos para discutir a vinda da empresa peruana PeruAir. Objetivo da proposta é criar um nova rota a partir do Acre, o que ampliaria a oferta de voos na região
Reprodução/Instagram/Vinci Airports
Uma rota de voo internacional entre o Acre e o Peru foi discutida em Brasília durante uma reunião na terça-feira (11), quando o senador Alan Rick (União Brasil), que tem participado dos debates sobre a crise aérea no estado, com passagens elevadas e baixa oferta de viagens, e outros parlamentares acreanos foram recebidos pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para discutir a vinda da empresa peruana PeruAir.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Durante a conversa, os representantes acreanos reforçaram a necessidade de ampliar as operações de companhias aéreas no Acre como forma de combater o elevado custo de passagens na região. Além disso, a autorização para que a PeruAir opere no estado ajudaria a consolidar o Acre na rota de exportações pelo porto de Chancay.
De acordo com os representantes acreanos, o voo deve começar a ser operado ainda no primeiro semestre deste ano.
“Qual é o objetivo desta reunião? Formalizar a vinda da PeruAir, fazendo voos pelo Acre, de passageiros e cargas, o ministério está nos ajudando, fizemos contato com a Vinci [concessionária de aeroportos no Acre], fizemos contato com a empresa. Vamos também fazer a rota das exportações do Brasil pelo porto de Chancay, tornar o Acre um dos polos logísticos do Brasil de comércio exterior”, declarou o senador.
Voo internacional do Peru para o Acre é discutido em reunião em Brasília
Leia mais
Crise aérea no AC: Bancada federal propõe ajuda para querosene de aviação e construção de aeródromo no interior
De carro do Acre para o Peru: g1 prepara guia para planejar uma viagem segura
Passagens de avião acima de R$ 2 mil, voos cancelados e mais de 20 horas de viagem pela BR: as dificuldades para chegar a Cruzeiro do Sul
Gol, única empresa aérea que faz voo entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco, é autuada por cancelamentos
A comitiva acreana também contou com o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) e o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), além do vice-prefeito de Feijó, Juarez Leitão (PSD).
Costa Filho destacou que o Brasil teve o maior crescimento dos últimos dez anos no turismo internacional, com ampliação de 15% no total de visitantes, e que trabalha para ampliar a possibilidade de novas companhias aéreas atuarem no país.
“Então, é uma notícia excelente que a gente vai trabalhar conjuntamente para em breve poder estar lançando esse voo da PeruAir, e, além disso a gente fortalecer o escoamento da produção e a integração entre os portos brasileiros e os portos de Chancay, que é no Peru, muito estratégico para o desenvolvimento da América do Sul e sobretudo para o desenvolvimento de todas as regiões”, avaliou o ministro.
Reunião entre representantes do Acre e do governo federal discutiu a abertura de um voo que será operado pela PeruAir
Reprodução/Asscom Alan Rick
Ideia vem sendo discutida
O projeto de abertura de um voo internacional entre Peru e Acre/Brasil já vem sendo discutido, pelo menos, desde 2023. Durante a reunião da Associação do Parlamento Amazônico em Rio Branco, em junho daquele ano, o deputado Pedro Longo (PDT) apresentou a proposta.
Longo, que também era vice presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) à época, sugeriu o voo de Rio Branco à cidade peruana de Cuzco, que, segundo ele, teria 40 minutos de duração. A sugestão foi feita ao então presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, que participou do encontro por conferência de vídeo.
“Nós temos outras possibilidades. Cuzco está a 40 minutos de Rio Branco. Temos um aeroporto internacional, vamos trabalhar também nessa perspectiva. Temos Pucalpa, via Cruzeiro do Sul. São dois aeroportos internacionais”, destacou.
O deputado afirmou que a proposta deveria ser incluída no relatório produzido após a conclusão do evento, e que também seria estudada pela Anac. Mais de um ano depois, porém, nenhuma ação concreta havia sido apresentada.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.