F1 2025: fãs já ansiosos pela “melhor das temporadas”

whatsapp image 2024 12 20 at 15.06.20

O campeonato 2024 da Fórmula 1 mal acabou e, faltando pouco mais de dois meses para começar tudo de novo, a temporada 2025 já está gerando grande expectativa entre os fãs de automobilismo, pois é vista com o potencial de ser a melhor de todos os tempos.

E quando as primeiras luzes se acenderem no circuito de Melbourne, quais serão as principais expectativas? Sim, haverá um novo local para a abertura em 16 de março e as muitas novidades começam por aí. Ao contrário do Bahrein, a Austrália dará o pontapé inicial pela primeira vez desde 2019.

Mas a maior surpresa fica mesmo por conta do grid de 2025, que teve nada menos que 10 alterações em relação ao de 2024. Apenas McLaren e Aston Martin mantiveram a dupla de pilotos da atual temporada.
O carro-chefe – e atração principal – , é a mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari.

Quando o britânico assumir o cockpit vermelho, ele terá 40 anos. Muitos se perguntam se os poderes do heptacampeão estarão diminuídos, ou se Hamilton surgirá como um piloto renascido e motivado, com um carro muito competitivo, movido ainda pela força de sua parceria com Charles Leclerc.

E a Mercedes, como irá reagir? Perder um mega piloto após 12 anos de trabalho não é fácil, especialmente quando ele conquistou múltiplos títulos mundiais pela equipe, que agora terá que se reinventar para continuar no topo e disputar novos títulos.

Outra grande expectativa recai sobre o desempenho do atual campeão Max Verstappen e do recém contratado da Red Bull, Liam Lawson, eleito para ocupar a vaga deixada por Sérgio Pérez, e que era também disputada por Yuki Tsunoda, do qual Lawson foi companheiro na RB (agora Racing Bulls) durante as últimas seis corridas em 2024, substituindo Daniel Ricciardo.

Essa contratação foi outro motivo de polêmica, uma vez que o piloto japonês tinha o melhor conceito e torcida dos fãs. Não é para menos: titular da RB desde 2021, Tsunoda terminou a atual temporada em 12º lugar e conquistou 30 dos 46 pontos do time. Ele também levou a RB ao Q3 em dez classificações das 14 em que a escuderia conseguiu chegar no top 10 do grid de largada.

Amargando a permanência na equipe B, Tsunoda terá como companheiro o jovem franco-argelino Isack Hadjar, que passa assim a ocupar a última vaga que estava em aberto para a próxima temporada. O piloto de apenas 20 anos é o atual vice-campeão da Fórmula 2, tendo perdido o título para o brasileiro e campeão Gabriel Bortoleto.

Com as últimas contratações, o campeonato de 2025 já desponta como o mais peculiar na história da categoria, misturando um grid lotado de campeões mundiais com jovens talentosos. Com a chegada de Lawson e Hadjar, estarão na pista nada menos que seis pilotos novatos, incluindo Ollie Bearman, Kimi Antonelli, Jack Doohan e, claro, a sensação brasileira Gabriel Bortoleto.

Transferências inimagináveis, contratações de jovens promessas, mudanças em equipes de ponta e a permanência de veteranos são indicadores suficientes de que 2025 será um ano fascinante para a Fórmula 1.

Eventos pré-temporada

No ano que vem, a F1 celebra seu 75º aniversário e esta temporada será a última a apresentar os carros aerodinamicamente redesenhados que foram introduzidos pela mudança de regra de 2022.

O fim de semana de abertura no circuito de Albert Park está agendado para 14 a 16 de março, 14 dias após a conclusão dos testes de pré-temporada, que serão realizados no Bahrein, de 26 a 28 de fevereiro.

Antes disso tudo, o evento de lançamento da temporada acontecerá no dia 18 de fevereiro, em Londres, com a presença de todas as dez equipes apresentando seus pilotos e carros novos.

No entanto, as escuderias são livres para realizar seus próprios eventos de lançamento enquanto se preparam para a nova temporada.

A Red Bull, por exemplo, pretende antecipar a apresentação do RB21 para o final de janeiro.

A Ferrari também já anunciou a data do lançamento de seu carro para 2025: 19 de fevereiro, um dia após o evento em Londres.

Grid completo

Com os 20 assentos já definidos, veja como estará o grid da F1 2025:

  • McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
  • Ferrari: Charles Leclerc e Lewis Hamilton
  • Red Bull: Max Verstappen e Liam Lawson
  • Mercedes: George Russell e Kimi Antonelli
  • Aston Martin: Lance Stroll e Fernando Alonso
  • Alpine: Pierre Gasly e Jack Doohan
  • Haas: Esteban Ocon e Oliver Bearman
  • RB: Yuki Tsunoda e Isack Hadjar
  • Williams: Alexander Albon e Carlos Sainz
  • Sauber: Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg
Adicionar aos favoritos o Link permanente.