STF diz que provas demonstram “extrema periculosidade” de Braga Netto

Foto: Reprodução

O STF (Supremo Tribunal Federal) afirmou que as provas encontradas nos planos do golpe demonstram “uma extrema periculosidade dos agentes”. A Corte ainda caracterizou o general Braga Netto (PL), que foi preso neste sábado (14.dez.2024), como “um agente apontado como integrante de articulado grupo criminoso”.

O ex-ministro da Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo da Operação Contragolpe, que investiga o planejamento de uma tentativa de golpe e de homicídio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

O militar foi preso pela manhã em sua residência em Copacabana, bairro da zona sul do Rio de Janeiro. Foi levado para a sede da Polícia Federal e logo após para a Vila Militar, na zona oeste da capital. Passará por uma audiência de custódia às 14 horas por videoconferência.

Segundo o relatório da PF, Braga Netto teria participado dos seguintes atos:

  • Teria chefiado um suposto gabinete de crise a ser instaurado após a execução do plano golpista a fim de realizar novas eleições;
  • Teria aprovado o planejamento operacional do golpe em 12 de novembro (reunião em sua residência);
  • Teria articulado redes de inteligência e estratégias de comunicação para conquistar apoio nacional e internacional; Teria feito parte dos núcleos de Incitação Militar e o de Oficiais de Alta Patente e Apoio;
  • Coordenou ações ilícitas executadas por militares com formação em Forças Especiais (“kids pretos”);
  • Entregou dinheiro em uma sacola de vinho para financiar as operações golpistas
  • Tentou obter dados sigilosos do acordo de colaboração de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Teve ação efetiva na coordenação das ações clandestinas para tentar prender e executar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Poder 360

The post STF diz que provas demonstram “extrema periculosidade” de Braga Netto appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.