Cesta básica encarece 7% em Boa Vista em novembro com alta do tomate e da carne

O tomate é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo (Foto: Arquivo/FolhaBV)

O preço da cesta básica aumentou 7,1% em novembro na capital Boa Vista, segundo dados da pesquisa mensal da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento), realizada por meio da CGEES (Coordenação de Estudos Econômicos e Sociais). A alta foi impulsionada principalmente pelo acréscimo nos preços do tomate e da carne.

“O aumento seguiu uma tendência nacional, já que, segundo levantamento da Seplan, as 17 capitais analisadas pelo Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos] registraram aumento no valor dos produtos na comparação com o mês de outubro. O valor médio da cesta básica na nossa capital ficou em R$ 628,33 em novembro. Apesar do aumento, o valor da nossa cesta foi o sexto mais barato entre as capitais pesquisadas”, frisou o governador Antonio Denarium (Progressistas).

Foto: Seplan

Os produtos que tiveram maior elevação de preço no período foram o tomate (24,5%) e a carne (21,9%). Além desses dois produtos, também apresentaram variações significativas a farinha (15,3%) e o óleo (13,3%), que ultrapassaram os 10% de crescimento no mês. Os dados mostram que apenas três produtos tiveram queda nos preços em novembro: manteiga (-0,3%), feijão (-1,9%) e banana (-4,7%). Com relação à composição, a carne, o tomate, o pão e a banana foram responsáveis por 51,1% do custo total da cesta.

Foto: Seplan

Pesquisa

Conforme o secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Rafael Fraia, são avaliados a oscilação de preços de três tipos diferentes de cesta básica: a de alimentos, a de higiene pessoal e a de limpeza doméstica. “O estudo proporciona um acompanhamento regionalizado dos preços dos principais produtos consumidos pela população roraimense. Logo, a pesquisa se torna um indicador fundamental para compreender a realidade socioeconômica da nossa região, além de poder auxiliar no planejamento familiar da população”, destacou.

A cesta de alimentos inclui 14 itens: arroz, feijão, carne, frango, leite, pão, café, açúcar, farinha, mandioca, tomate, banana, óleo e manteiga. Já a cesta de higiene pessoal é composta por cinco produtos: absorvente, creme dental, sabonete, papel higiênico e barbeador.

Por fim, a cesta de limpeza doméstica abrange oito itens fundamentais para a manutenção da limpeza da residência: água sanitária, esponja de aço, sabão em barra, sabão em pó, detergente de louça, desinfetante, vassoura e inseticida.

A pesquisa da Seplan foi realizada entre 4 e 22 de novembro de 2024 para mapear e estabelecer um índice de variação de preço. Foi identificado que os itens de limpeza doméstica ficaram em R$ 74,49, registrando um pequeno aumento em relação ao mês anterior, de 1,3% no total da cesta. Já o custo dos itens de higiene pessoal teve uma queda de 0,8%, apresentado valor final da cesta de R$ 24,95.

Como é feita a pesquisa

A pesquisa consiste em monitorar a evolução do custo mensal dos itens presentes nas cestas básicas em Roraima. Os dados permitem uma compreensão clara do custo de vida local por meio de levantamento em 67 estabelecimentos comerciais distribuídos em 57 bairros de Boa Vista.

De acordo com a coordenadora da CGEES, Jádila Andressa Gomes, todo o trabalho é realizado com base na metodologia padrão do Dieese, instituição responsável por estabelecer as previsões mínimas necessárias ao bem-estar de um trabalhador em idade adulta, adaptadas às diferentes regiões do Brasil.

Cada produto pesquisado está associado a três marcas diferentes, sendo duas marcas fixas e uma terceira marca variável. A seleção das marcas foi feita por meio de uma pesquisa in loco realizada nos supermercados durante a fase de teste da coleta de dados, priorizando as marcas mais presentes nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais pesquisados.

“A pesquisa nos permite acompanhar as variações de preços dos itens que compõem as três cestas, identificando tendências de aumento e queda. Além disso, é uma ferramenta essencial para que o consumidor tenha informações claras e possa fazer escolhas de maneira mais informada e assertiva, comparando preços e buscando o melhor custo-benefício para o seu orçamento”, ressaltou Jádila.

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