FOTOS: Pesquisadores descobrem nova espécie de bromélia em Alcatrazes, no Litoral de SP


Nova espécie de bromélia tem flores lilás, com inflorescências de até 7,5 centímetros. Estudo científico foi publicado em revista recentemente. Pesquisadores identificam nova espécie de bromélia em arquipélago no litoral de SP
Gabriel Marcusso
Uma nova espécie de bromélia nativa foi descoberta por pesquisadores em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Batizada de’Tilandsia uiraretama’, a bromélia foi encontrada no Arquipélago de Alcatrazes, segunda maior unidade de conservação marinha do Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O local abriga mais de 1,3 mil espécies, sendo 100 delas ameaçadas de extinção. O arquipélago também é conhecido por ser um importante local de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10 mil aves marinhas.
A nova espécie de bromélia é uma planta rupícola, que cresce em superfícies rochosas sob luz solar intensa. Ela é nutrida por micropartículas que são trazidas pelo ar e pela água. A Tilandsia uiraretama tem flores lilás, com inflorescências de até 7,5 centímetros.
As características foram descritas em um estudo publicado na revista científica Phytotaxa. Esse estudo foi conduzido pelos pesquisadores Gabriel Pavan Sabino, Marcio de Melo Leodegario, Gabriel Mendes Marcusso, Nathan Miranda Gazineu David, Ingrid Koch, Danilo Ulbrich Tavares e Fábio Pinheiro.
O nome Tilandsia uiraretama tem referência ao latim “wyra r-etá-ma” ou “local das aves”. Segundo os pesquisadores, essa era a denominação dada pelos tupinambás à ilha, devido às grandes colônias de aves marinhas que habitam o local.
Pesquisadores identificam nova espécie de bromélia em arquipélago no litoral de SP
Gabriel Marcusso
Pesquisadores identificam nova espécie de bromélia em arquipélago no litoral de SP
Gabriel Marcusso
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.