Curso de Gastronomia capacita mães solo venezuelanas para empreender em Boa Vista

O evento aconteceu na sala Teatro Escola, no Teatro Municipal, no bairro São Vicente. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O encerramento da 3ª edição do projeto “Mujeres Fuertes”, voltado para a capacitação de mães solo migrantes e refugiadas venezuelanas, foi realizado nesta sexta-feira (13), às 13h30, em Boa Vista. O evento aconteceu na sala Teatro Escola, no Teatro Municipal, no bairro São Vicente.

A iniciativa, promovida pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), já beneficiou mais de 450 mulheres em suas edições em Manaus e Boa Vista. Nesta edição, 49 das 50 participantes concluíram o curso de gastronomia, voltado à profissionalização e ao incentivo ao empreendedorismo feminino.

Durante o curso, as participantes receberam formação em áreas essenciais para empreender, como gestão financeira, formalização de negócios e marketing digital. Além disso, cada mulher foi contemplada com um kit especial e um capital semente para impulsionar seus empreendimentos.

Kerina Garcia, uma das alunas do projeto, destacou o impacto que a capacitação teve em sua vida. “Quando eu soube do projeto, me inscrevi sem muita expectativa pois achei que nao ia conseguir. Quando fui chamada, gritei de felicidade. Agora, depois de tudo o que aprendi, estou com muito ânimo para abrir um negócio de lanches e crescer com o tempo”, disse.

Kerina Garcia, uma das alunas do projeto. (Foto: Nilzete Franco)

De acordo com Túlio Duarte, diretor-presidente e cofundador do Hermanitos, o curso vai além da capacitação técnica. “Incluímos etapas de formação em educação financeira e marketing. Queremos que essas mulheres estejam preparadas para abrir seus próprios negócios e, quem sabe, gerar mais empregos na cidade”, afirmou.

Túlio Duarte, diretor-presidente e cofundador do Hermanitos. (Foto: Nilzete Franco)

Túlio ressaltou ainda que o projeto também foi reconhecido nacionalmente, recebendo o troféu de 1º lugar no Prêmio CNMP 2024, que destaca iniciativas inovadoras no Ministério Público.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Gleyce Araújo, reforçou a importância da ação. “Nosso foco é no empreendedorismo feminino. Sabemos que muitas dessas mulheres enfrentam desafios enormes ao chegar aqui. O curso é uma maneira de ajudá-las a desenvolver habilidades e gerar renda para suas famílias”, concluiu.

Gleyce Araújo, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT). Gleyce Araújo, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT). (Foto: Nilzete Franco)

A 3ª edição do projeto em Boa Vista contou com recursos financeiros do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT-AM/RR), além do apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11ª Região), da Operação Acolhida e do Sebrae/RR.

O post Curso de Gastronomia capacita mães solo venezuelanas para empreender em Boa Vista apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.