Bortoleto à bordo! 

imagem do whatsapp de 2024 12 13 à(s) 15.55.25 8fd4a34c

Após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no domingo passado, a Fórmula 1 permaneceu na cidade para o teste de pós-temporada, realizado em 10 de dezembro, dois dias depois da etapa final de 2024.

Se nos anos anteriores esse evento que acontece desde 2009  “passou batido“ para a maioria dos brasileiros, desta vez foi diferente. Com contrato assinado com a Sauber, Gabriel Bortoleto deixou os fãs ansiosos por sua primeira atividade em um carro de Fórmula 1, antes da estreia “pra valer” na categoria principal, em 2025. 

Ainda em clima de comemoração do título de Campeão Mundial de 2024 da Fórmula 2, o

piloto de 20 anos destacou a “sensação incrível” que sentiu ao completar 130 voltas no circuito de Abu Dhabi com o monoposto.

Em sessão única, dividida entre manhã e tarde, os times realizaram avaliações de seus novatos e testes de pneus para a Pirelli, bem como os pilotos que estão trocando de equipe aproveitaram o momento para ter também o primeiro contato com os carros que utilizarão na próxima temporada, como Carlos Sainz, Esteban Ocon e Nico Hülkenberg, companheiro do brasileiro na Sauber.

A aguardada presença de Lewis Hamilton no carrão vermelho da Ferrari não aconteceu. Ele afirmou que sua ausência estava nos planos. “Tenho contrato com a Mercedes até 31 de dezembro e disse ao Fred (Vasseur) que não queria fazer. Embora isso possa atrasar o processo e tornar o começo do ano mais difícil, faremos o melhor para nos recuperar rapidamente”, destacou.

Na primeira parte do teste, Gabriel terminou na oitava posição, com o tempo de 1m25s306. Na segunda, melhorou e fez 1m24s738, mas ficou em 18ª colocação no geral.

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc terminou na liderança, com tempo de 1min23s510. 

Carlos Sainz, agora na Williams, ficou apenas um décimo atrás, e George Russell, da Mercedes, completou o top 3.

Outro brasileiro a participar da sessão foi Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin. Ele deu 146 voltas no circuito de Abu Dhabi e terminou na 21ª posição geral, com 1m25s010 como melhor tempo.

O brasileiro fez igualmente uma avaliação positiva de sua participação. “É sempre ótimo ter a oportunidade de pilotar o AMR24 e a chance de desenvolver o que já aprendi nesta temporada. Foi muito físico, mas agradável. Os pneus Pirelli 2025 são um pouco diferentes dos compostos deste ano, mas foi bom poder senti-los e espero que ajude a equipe com dados para analisar antes da próxima temporada.”

Após a sessão, o chefe da Pirelli, Mario Isola, disse que foram encontrados alguns problemas, especialmente com novos pneus ultramacios C6, que apresentaram superaquecimento.

Os dados coletados serão agora analisados em detalhes, para otimizar o desempenho dos compostos na próxima temporada. A expectativa é que proporcionem corridas mais emocionantes e desafiadoras.

De olho nos pilotos

Com um grid cheio de mudanças em 2025, as atenções dos fãs que acompanharam o teste através de informações da mídia (uma vez que não houve transmissão ao vivo) se voltaram especialmente para as novidades nas equipes e desempenho dos pilotos.

Embora as posições não sejam tão importantes nos testes de pós-temporada da Fórmula 1, a atividade não deixa de

colaborar para os preparativos para o próximo campeonato. 

O novo representante do Brasil na F1 afirmou também estar “ansioso por este novo capítulo” e inclusive já tem número para o carro: será o #5. 

Ele se torna o primeiro a usá-lo desde Sebastian Vettel, que se aposentou em 2022, e apenas o terceiro piloto a usar o 5 nos últimos 15 anos. O outro? Fernando Alonso, empresário e mentor de Gabriel.

A sessão voltada a avaliar o desempenho dos pneus fechou as cortinas da Fórmula 1 em 2024. Agora, a categoria volta à pista para o teste de pré-temporada de três dias no Bahrein, entre 26 e 28 de fevereiro.

A etapa de abertura do próximo campeonato será em Melbourne, com o GP da Austrália, em 16 de março. Como prevê Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, ”a Fórmula 1 em 2025 será extremamente emocionante e muito equilibrada”. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.