Sindicato de atores cobra Globo por reprise de Tieta sem abertura

A ausência da emblemática abertura de Tieta na reprise exibida pelo Vale a Pena Ver de Novo está gerando controvérsia. O corte da vinheta, que originalmente trazia Isadora Ribeiro em uma cena icônica, deixou de fora os créditos dos artistas, autores e diretores da produção, levantando críticas do Sindicato de Atores e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro (SATED-RJ).

“Estão burlando a respeitabilidade do ator. A única coisa que o ator tem é o nome”, declarou Hugo Gross, presidente do SATED-RJ, em entrevista. Ele defende que, embora a Convenção Coletiva de Trabalho não obrigue a exibição dos créditos, a Lei do Direito Autoral (nº 9.610/1998) exige o reconhecimento de todos os envolvidos na obra.

De acordo com o NaTelinha, Gross alerta para um impacto ainda maior: a falta de créditos pode abrir caminho para que produções escalem não-profissionais, como influenciadores digitais, enfraquecendo a categoria. O sindicato já avalia medidas para resolver o impasse.

A vinheta, que permanece intacta na versão disponível no Globoplay, possui classificação indicativa de 12 anos, a mesma da exibição vespertina na TV. Mesmo assim, a Globo optou por omiti-la na reprise atual, embora decisões recentes do STF permitam cenas como essa fora de horários restritos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.