Contra o tempo, secretariado do GDF prepara entregas de olho nas eleições de 2026

rodrigo delmasso

Consenso na política do Distrito Federal, em especial no secretariado do governador Ibaneis Rocha (MDB), é que 2026 será um ano decisivo para entregas visíveis ao eleitorado do Distrito Federal. Ao menos nove secretários, segundo uma fonte do Palácio do Buriti, pretendem se candidatar aos legislativos local e federal no próximo pleito.

Diferentemente do que ocorreu em 2022, a movimentação nas urnas aumentará devido ao fim do mandato do governador Ibaneis, que, caso confirme sua pretensão de sair ao Senado Federal, deverá se descompatibilizar do cargo até abril de 2026, passando o GDF para a vice-governadora Celina Leão (PP), o que não garante a permanência da maioria dos secretários em um eventual governo da Leoa.

Sem a garantia de permanecer no primeiro escalão, a busca por uma vaga eletiva, que lhes mantenham na vida pública é questão de sobrevivência.

Nas urnas

A lista tem ao menos cinco ex-parlamentares. Os ex-distritais Agaciel Maia (PL), que deseja a Câmara dos Deputados; Cristiano Araújo (MDB), Claudio Abrantes (PSD) e Rôney Nemer (PP), que pretendem retornar à Câmara Legislativa — o último também foi deputado federal —; e Rodrigo Delmasso (Republicanos), que ainda não definiu se tentaram o retorno para a CLDF ou uma vaga no parlamento federal.

Daqueles que ainda não ocuparam mandato estão Renato Junqueira (Republicanos) e Ana Paula Marra (sem partido), que pretendem concorrer ao Legislativo distrital; e Marcela Passamani (MDB) e Sandro Avelar (PSDB), que tendem a disputar o cargo de deputado federal.

Sair da bolha

Alguns nomes são pouco conhecidos do grande público, por isso, a maior dificuldade é realizar entregas que chamem a atenção da opinião pública. Furar a bolha é uma das metas do grupo, tanto para quem já esteve em cargos eletivos quanto para os que ao longo do governo foram coadjuvantes das entregas do Executivo local.

Parte dos secretários tem participado de eventos com a presença de Ibaneis e Celina, tentando associar suas imagens aos governantes do DF. Entretanto, em outras eleições, a tática já se mostrou não ser tão eficiente.

O eleitorado — com exceção daqueles que tem interesse em apoiar diretamente um candidato — aguarda por entregas que cheguem até ele. A corrida contra o tempo deverá se intensificar, e aliados podem passar a disputar espaço uns dos outros também.

Confira a lista de secretários prováveis candidatos

  • * ⁠Agaciel Maia (PL), Deputado Federal;
  • * ⁠Cristiano Araújo (MDB), Deputado Distrital;
  • * ⁠Rodrigo Delmasso (REP), Deputado Federal ou Distrital;
  • * Claudio Abrantes (PSD), deputado distrital;
  • * Rôney Nemer (PP), deputado distrital;
  • * Marcela Passamani (MDB), Deputada Federal;
  • * ⁠Ana Paula Marra (sem partido), Deputada Distrital;
  • * ⁠Sandro Avelar (PSDB), Deputado Federal;
  • * ⁠Renato Junqueira (REP), Deputado Distrital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.