Prefeitura de Boituva aciona agência reguladora pela 2ª vez por falta d’água


Prefeitura pediu novamente à Arsesp uma fiscalização urgente para solucionar as falhas nos serviços prestados pela concessionária. Sabesp também foi notificada pela 2ª vez. Prefeitura de Boituva (SP) denuncia Sabesp por falhas recorrentes no abastecimento de água
Reprodução
A Prefeitura de Boituva notificou novamente a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de SP (Arsesp) em razão das recorrentes falhas no fornecimento de água no município. A primeira notificação aconteceu no último dia 21.
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Segundo a prefeitura, esta semana novamente diversos bairros, comércios, repartições públicas, incluindo escolas e creches, foram impactados, comprometendo o funcionamento de serviços essenciais.
A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Desenvolvimento Sustentável, responsável pela notificação, reforçou à companhia a necessidade de ações imediatas para garantir o cumprimento do contrato e assegurar o fornecimento regular de água à população.
A secretaria também realizou o 2º protocolo de reclamação oficial junto a Arsesp, responsável pela fiscalização e providências em casos como este. Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP já tem conhecimento também desta falha recorrente da Sabesp para com o município, e comprometeu-se a tomar todas as medidas necessárias para auxiliar.
O g1 entrou em contato com a Sabesp, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Relembre o caso
A Prefeitura de Boituva (SP) pediu à Arsesp, na última quinta-feira (21), uma fiscalização por causa da recorrente falta de água na cidade. O serviço é feito pela Sabesp.
Segundo a prefeitura, os serviços não foram normalizados, sendo necessário o pedido urgente de fiscalização à agência reguladora.
A Sabesp rebateu a prefeitura dizendo que o “abastecimento de água encontra-se normalizado nesta sexta-feira (22), em Boituva. A Companhia continua à disposição por seus canais de atendimento ao cliente pelo 0800 0550195”. Procurada, a Arsesp não retornou até a publicação desta reportagem.
A prefeitura aponta como principais problemas:
interrupções no abastecimento noturno;
baixa pressão;
falta de água em bairros e escolas;
persistência das falhas mesmo após o prazo estipulado para regularização.
A prefeitura também informou que fez uma reunião com representantes da Sabesp na terça-feira (19), quando foi discutido sobre as causas para os problemas e uma solução imediata.
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