Golpistas cobram por exames em Hospital Público da capital

Golpistas estão se passando por médicos do Hospital Florianópolis, em Florianópolis, e tentando enganar pacientes e seus familiares, cobrando por exames e procedimentos que são, na realidade, gratuitos. O Hospital Florianópolis, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já recebeu denúncias sobre a fraude, e a Secretaria de Saúde de Santa Catarina está apurando o caso.

De acordo com relatos de familiares, os golpistas afirmam que o hospital não realiza certos exames ou procedimentos e que, devido à alta demanda e à gravidade do caso, é necessário pagar por esses serviços. Em alguns casos, os criminosos garantem que o valor será reembolsado em até 48 horas.

Golpe desencadeia alerta no Hospital Florianópolis

Karin Leopoldo, diretora do Hospital Florianópolis, explicou que a instituição recebeu uma queixa formal de um paciente que foi vítima da tentativa de golpe. Outros contatos questionando a veracidade das cobranças também foram feitos ao hospital. “Infelizmente, golpistas estão se passando por médicos e tentando enganar as famílias. Nosso maior receio é que algumas pessoas estejam caindo no golpe e repassando grandes quantias de dinheiro. Ainda não sabemos como esses criminosos estão obtendo os contatos dos pacientes.”, alertou Karin.

Denúncias devem ser feitas à Polícia Civil

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) confirmou que está investigando as tentativas de golpe no Hospital Florianópolis e que situações semelhantes já ocorreram em outros hospitais, como o Hospital Celso Ramos. A SES reforça que os hospitais públicos não cobram por consultas, exames, procedimentos ou cirurgias e orienta que qualquer tentativa de fraude seja denunciada à Polícia Civil. A denúncia pode ser feita pelo telefone 181 ou através de boletim de ocorrência online.

Recomendações de segurança para pacientes e damiliares

O Instituto Maria Schmitt orienta que, caso alguém receba um contato suspeito de um suposto médico solicitando informações pessoais ou pagamento, não forneça nenhum dado e, se possível, ignore a comunicação. A organização social reforça a importância de notificar as autoridades competentes sobre qualquer tentativa de golpe.

The post Golpistas cobram por exames em Hospital Público da capital appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.