A tremenda irresponsabilidade de Renato Gaúcho ao ameaçar os filhos de jornalistas

renato

Após o empate por 1 x 1 com o Cruzeiro, o técnico Renato Gaúcho causou mal estar ao fazer ameaças a um jornalista que questionou a má fase que o Grêmio está vivendo este ano. Discorrendo sobre supostas notícias falsas, Renato partiu para a ignorância e disse que não daria mais entrevistas coletivas.

“O presidente está aqui e sabe da minha capacidade. Por isso, me mantiveram no cargo. Eu sou bom para caramba. Mais uma vez, estou sendo educado. Mas, se continuarem mentindo, vou dar nomes aos bois. Esta será minha última entrevista se vocês seguirem inventando mentiras. Vocês também têm família, têm filhos na escola, e o torcedor conhece vocês. Se continuarem assim, vocês também vão começar a enfrentar dificuldades”, ameaçou.

O técnico ainda deixou escapar, em uma das falas, que “iria embora”, mas depois voltou atrás na frase.

“Eu estou de saco cheio. Não vou mais dar entrevista porque não tem condições. Vocês não respeitam o profissional. Ficam aí, os ‘corneteiros de ar-condicionado’. Antes de ir embora, vou dar uma coletiva e quero ver como os outros vão conviver aqui. O que vocês fazem com os treinadores é uma coisa que não dá para entender”, destacou.

O Grêmio pode pagar as consequências

A coluna Futebol Etc ouviu Higor Maffei Bellini, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB Butantã e mestre em Direito Desportivo, para saber que tipo de delito Renato Gaúcho cometeu com esse gesto irresponsável contra a família de profissionais de imprensa:

“Sim, o Renato Gaúcho pode sofrer punições jurídicas. E quando a gente fala em punições jurídicas, eu não estou falando na esfera penal. Não é que ele ameaçou o jornalista de um mal injusto. Ele deu a entender que poderia entregar para torcedores o nome do jornalista e os torcedores cobrarem. Eu não vejo aqui uma esfera penal. Aqui ele pode sofrer punições por parte do Grêmio, se for o caso, aí é na Justiça do Trabalho e pode ser também na Justiça Cível, porque provavelmente ele tem um contrato de trabalho e um contrato de licenciamento de imagem e, nesse caso, ele está afetando a imagem do Grêmio. Porque ele não é somente o Renato Portaluppi falando. Ele é o Renato Portaluppi, técnico do Grêmio. Portanto, o Grêmio responde pelas atitudes do Renato, até porque esse jornalista poderá cobrar do Grêmio uma indenização. Em vez dele processar o Renato, esse jornalista pode processar o Grêmio, que pode entrar com ações de regresso contra o Renato na Esfera Cível, e na Trabalhista, ele pode ser multado ou suspenso. Acho pouco provável, mas pode”, disse o especialista.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai:  Twitter;  Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.