Brasília recebe “Desassossego”, mostra que confronta o mundo pós-pandêmico

cópia de el triunfo de la muerte, 2020, 1 3, série bestiário, fotografia digital impresso em papel, 71x100cm

A partir desta terça-feira (13), o Espaço do Servidor – Anexo II da Câmara dos Deputados recebe a exposição Desassossego, da artista visual e pesquisadora Sandra Gonçalves. Com entrada gratuita e curadoria de Letícia Lau, a mostra segue em cartaz até 26 de junho e propõe um mergulho sensorial nas transformações e tensões que marcaram o mundo após a pandemia de Covid-19.

Composta por 14 fotografias e um vídeo, a exposição se constrói a partir de sobreposições de camadas digitais e físicas. A cor vermelha predomina nas obras como símbolo de paixão, perigo e pulsão de vida, evocando os afetos extremos provocados pelo isolamento, pela incerteza e pela reconfiguração do cotidiano. Dividida em subséries — Pandemia, Caos, Limbo, Bestiário, Tudo dança, Transmutação e Desassossego —, a produção foi desenvolvida entre 2020 e 2024 e convida o público a revisitar o presente com olhar crítico e sensível.

cópia de sandra gonçalves vermelho 02, 2022, fotografia digital impressa sobre papel, 100x74,7cm edição 1de3 (1)
Vermelho 02 por Sandra Gonçalves

“A exposição não pretende oferecer respostas, mas provocar deslocamentos. Em tempos de muros e exclusões, essas imagens abrem espaço para novas interpretações do presente”, explica a curadora Letícia Lau.

Nascida no Rio de Janeiro e radicada em Porto Alegre desde 2005, Sandra Gonçalves é professora titular de fotografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formada em Comunicação Visual pela UFRJ, possui mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela mesma universidade e especialização em Processos Curatoriais pela UFRGS. Autora dos fotolivros Cápsula (2021) e La vie en Rouge (2024), desenvolve uma pesquisa artística que entrelaça imagem, crítica social e contemporaneidade.

cópia de sandra gonçalves os justos, série bestiário, 2020. fotografia digital impressa sobre papel, 75x100 cm edição 1de3
Os Justos, série Bestiário por Sandra Gonçalves

Com trajetória consolidada nas artes visuais, a artista já participou de exposições em instituições como o Museu Oscar Niemeyer (PR), a Fundação Iberê Camargo (RS) e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Em Brasília, a exposição Desassossego marca sua estreia individual na capital, oferecendo ao público um convite ao desconforto produtivo — onde imagem e memória se encontram para repensar o mundo em transformação.

Serviço
Exposição: Desassossego, de Sandra Gonçalves
Curadoria: Letícia Lau
Visitação: 13 de maio a 26 de junho de 2025
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Visitas guiadas: Terça-feira, 13/5, às 18h; e quinta-feira, 15/5, às 16h
Local: Espaço do Servidor — Anexo II da Câmara dos Deputados, Brasília/DF
Entrada: Gratuita

Adicionar aos favoritos o Link permanente.