Complexo Cultural do Choro inicia nova edição

whatsapp image 2025 05 12 at 15.44.45

Com uma programação contínua ao longo dos próximos seis meses, o Complexo Cultural do Choro inicia oficialmente sua terceira edição nesta semana, consolidando-se como uma das principais referências culturais do Distrito Federal. O projeto, que tem patrocínio master da Shell por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), traz shows, rodas de choro, espetáculos infantis e encontros musicais, muitos deles com entrada gratuita.

Os primeiros destaques da nova temporada são os shows do compositor Francis Hime e da cantora Olivia Hime, que se apresentam nos dias nesta sexta-feira (16) e sábado (17) no Clube do Choro de Brasília. Francis é autor de clássicos como “Atrás da Porta” e “Trocando em Miúdos”, com parcerias históricas ao lado de Vinicius de Moraes e Chico Buarque. Já Olivia é reconhecida por sua interpretação refinada e por sua atuação como fundadora do selo Biscoito Fino.

img 9746
Foto: Marcos Hermes

Antes disso, nesta quarta-feira (14), o tradicional projeto Choro Livre Convida apresenta a cantora Dhi Ribeiro, o gaitista Pablo Fagundes e o compositor Victor Angeleas, todos expoentes da música do DF. No sábado (17), às 11h, o Clube do Choro recebe o Piquenique Chorão com o projeto Reconhecer Brasília, voltado ao público infantil e suas famílias.

Simultaneamente, no Parque da Cidade, a Escola Brasileira de Choro realiza um grande Ensaio Aberto com roda de choro. Para Henrique Neto, curador e diretor musical do projeto, o Complexo reafirma seu papel como plataforma de valorização da música brasileira. “Oferecemos música popular autêntica, tributos a grandes mestres da MPB, rodas de choro abertas e uma programação cultural acessível, gratuita em sua maioria e pensada para toda a família”, explica.

De acordo com o plano bianual do Complexo, o projeto integra ações da Escola Brasileira de Choro e do Clube do Choro de Brasília para difundir e renovar a música instrumental brasileira. As atividades incluem bolsas de ensino musical, oficinas, rodas de choro e samba, espetáculos infantis e shows. O objetivo é consolidar o espaço como centro cultural e educacional de referência, formando público e promovendo intercâmbio entre artistas.

Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil, reforça o compromisso da empresa com a cultura. “Nossa agenda de patrocínios culturais reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovem a educação, inovação, diversidade e inclusão. O Complexo Cultural do Choro já se tornou um acontecimento tradicional em Brasília, e temos orgulho em continuar essa parceria”, afirma.

Com 112 anos de atuação no Brasil, a Shell é uma companhia de energia integrada com presença em segmentos como gás natural, P&D, energias renováveis e combustíveis. A empresa aposta na sustentabilidade e na responsabilidade social como pilares para o desenvolvimento energético do futuro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 14/05:
19:30 – Choro Livre convida Dhi Ribeiro, Pablo Fagundese Victor de Angeleas
 
Dia 16/05
20:30 – Show de Francis Hime e Olívia Hime
 
Dia 17/05:
11:00 – Piquenique Chorão com o projeto Reconhecer Brasília
11:00 – Ensaio Aberto Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade
12:00 – Feijoada com samba
20:30 – Show de Francis Hime e Olívia Hime

SERVIÇO
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 14, 16 e 17 de maio (quarta-feira, sexta e sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental e Parque da Cidade
Acesso gratuito para Choro Livre convida,(www.bilheteriadigital.com)
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.