Passageiro tenta abrir porta de avião prestes a decolar e escorregador é inflado

174066729767c079a16c7f0 1740667297 3x2 md

MURILO BASSETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Imagem feita na noite de ontem, dia 26 de fevereiro de 2025, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, mostra que o escorregador inflável da porta traseira esquerda de um Airbus A321neo da Latam foi acionado quando o avião estava no pátio do aeroporto.

Informações não oficiais indicam que já havia sido iniciado o procedimento de pushback do avião (veículo de reboque empurrando o avião para afastá-lo da ponte de embarque) quando um passageiro teria se levantado e aberto a porta 4L, armando o escorregador. A tripulação teria pedido a presença da Polícia Federal a bordo para controlar o passageiro.

Embora seja necessário considerar que não se sabe o motivo que levou ao acionamento desnecessário do escorregador, vale lembrar que a ação gera impactos financeiros à empresa aérea e transtornos aos passageiros, pois a aeronave precisa ser retirada de operação para que a equipe de manutenção possa fazer a reinstalação do equipamento.

O avião até pode partir sem a instalação do escorregador, porém, é necessário limitar a quantidade de passageiros, já que uma das saídas de emergência ficará fora de uso por consequência da falta do equipamento.

Em nota ao Aeroin, a companhia confirmou o ocorrido e a necessidade de remoção do passageiro:
“A Latam Brasil informa que solicitou apoio da Polícia Federal antes da decolagem do voo LA3180 (São Paulo/Guarulhos-Salvador) da última terça-feira (25) para realizar o desembarque de um passageiro após comportamento indisciplinado, por ter acionado a escorregadeira inflável traseira da aeronave.

Por conta do ocorrido, houve a necessidade de troca da aeronave, e o voo, inicialmente previsto para decolar às 23h45, partiu às 3h41. A viagem prosseguiu normalmente, e a aeronave pousou às 5h20 da quarta-feira (26) em segurança em seu destino final.

A Latam lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança, técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.