Itamaraty consultou Moraes antes de nota contra EUA

Foto: Gustavo Moreno/STF

Alvo indireto de críticas do governo Donald Trump, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi consultado pelo Itamaraty antes da publicação de uma nota de reação.

Moraes foi ouvido tanto sobre aspectos jurídicos quanto sobre o conteúdo da postagem feita pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos.

Até aqui, a orientação do Ministério das Relações Exteriores era evitar uma escalada e não cair em provocações. Isso, no entanto, mudou após a postagem feita pelos americanos na rede social X e uma resposta começou a ser construída.

Fontes da diplomacia avaliam que a batalha está só começando e que houve uma “institucionalização”, ainda que o Departamento de Hemisfério Ocidental tenha um nível hierárquico menor. Isso porque o órgão não deixa de ser um braço simbólico do Departamento de Estado americano.

A publicação foi lida como uma “provocação”, o que não poderia render ao Brasil a posição de ficar em cima do muro. A resposta do Itamaraty, publicada horas depois da postagem americana, foi milimetricamente pensada para vir em um tom “duro “ e “proporcional”.

Reservadamente, há uma avaliação de que se o governo Trump dobrar a aposta e aumentar a pressão sobre o Brasil, a situação pode escalar. A orientação dada nesta quarta-feira (26) é não retroceder.

CNN

The post Itamaraty consultou Moraes antes de nota contra EUA appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.