Controle de pragas urbanas no Metrô-DF

Visando entregar um serviço de qualidade para a população, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (13), a reabertura da licitação para contratar uma empresa que faça o controle de pragas urbanas nas instalações do Metrô-DF. As prestadoras do serviço em questão que estiverem interessadas em participar da seleção, podem conferir o edital no site da Companhia, que estará recebendo as propostas até as 10h da manhã do dia 27 de janeiro.

A operadora de caixa Sandy Barbosa dos Santos, 24 anos, mora em Ceilândia Norte e costuma fazer o translado até o trabalho que fica em Taguatinga, de metrô. Para ela, a estrutura em si dos trens estão bem precárias e isso prejudica o dia a dia de quem usa esse meio de transporte. “Nós vemos que não tem uma manutenção de qualidade que era para ser feita”. Ela já chegou a ver baratas mortas na estação de Ceilândia. “Não é uma coisa de ver só uma vez, foi mais de três vezes”, frisou.

A estagiária Ana Luiza Sousa Mello, 21 anos, é moradora de Águas Claras e também é usuária do transporte público. “Eu nunca vi ratos no metrô, mas já vi barata no túnel quando estava chegando para entrar no trem do metrô”. Para ela, essa manutenção de pragas urbanas é um serviço essencial que deve ser realizado com qualidade. “Eu acho que deveria ter uma limpeza nesse sentido de controlar baratas e outras coisas, porque nós podemos levar esse tipo de praga para nossas casas. Por isso é bem válido ter a contratação de uma empresa”. Mas Ana Luiza salienta que o serviço prestado pela empresa que for contratada deve ser de qualidade e também deve apresentar resultados bons para a população.

Já para a estagiária de recursos humanos Paloma Wellky, 23 anos, que mora em Samambaia, o metrô está sempre muito bem organizado. “Nunca vi ratos transitando pelo local ou algo do tipo”. Duas vezes ao dia, Paloma passa pela estação da Praça do Relógio e também chega a circular por outras estações. Por isso, para ela é visível que sempre tem um colaborador do setor fazendo a manutenção e limpeza do local.

Dedetização

A determinação feita pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), indica que a licitação está em busca de uma empresa especializada em prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas, para a realização de atividades como dedetização, desinsetização, desratização, descupinização, desinsetização de caramujos africanos, manejo e desalojamento de pombos e morcegos e, ainda, captura de insetos (abelhas, vespas e marimbondos).

Além disso, o empreendimento contratado deverá fazer a remoção de colmeias com acomodação, traslado e destinação, de acordo com as normas técnicas e ambientais vigentes, a serem executados nas dependências do Metrô-DF, que incluem desde as estações, torres, subestações de energia elétrica, via permanente e todos os edifícios e pátios do Centro de Controle Administrativo e Operacional e demais edificações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.

Nova data

A nova data e horário para recebimento das propostas é até às 10h do dia 27 de janeiro. O edital da licitação pode ser conferido gratuitamente nos endereços eletrônicos do Metrô-DF.

O Metrô-DF informou em nota que o Pregão Eletrônico n.º 31/2024, publicado nesta semana, estava previsto para ocorrer no dia 13/01/2025, mas foi remarcado devido à necessidade de retificação de uma informação lançada no sistema Compras GOV. Segundo o órgão, o total da metragem estava diferente do Termo de Referência. “Foi constatado o equívoco no lançamento e por isso, o Pregão foi remarcado para o dia 27/01/2025”.

Ainda de acordo com o Metrô-DF, a última licitação de empresa especializada em controle de pragas e vetores ocorreu em julho de 2021, com um contrato que vigorou até ano passado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.