Incêndio de grandes proporções mobiliza guarnições dos bombeiros na Grande Florianópolis

No início da manhã deste sábado, 11, por volta das 7h, um incêndio de grandes proporções em Palhoça mobilizou guarnições equipes do Corpo de Bombeiros de São José e Biguaçu em apoio para o combate das chamas em uma edificação usada para armazenamento de materiais recicláveis, na Rua Getúlio Vargas, no bairro Brejaru,

O Corpo de Bombeiros (CBMSC) foi acionado para o atendimento da ocorrência de princípio de incêndio e a Central de Operações dos Bombeiros Militares (Cobom) empenhou inicialmente dois caminhões de combate a incêndio, uma ambulância e a caminhonete do comandante de área, vindo posteriormente a ser necessário o acionamento de outras viaturas adicionais, mobilizando um efetivo total de 25 bombeiros.

No local, foi constatado que o incêndio tomou todo o imóvel do foco inicial (edificação mista de madeira e alvenaria) e iniciando a sua propagação para as edificações vizinhas.

O local continha quantidade considerável de material combustível, tanto de cunho pessoal do proprietário como de itens recicláveis, distribuídos por todo o terreno do imóvel. Ocorrência sem vítimas, apenas com danos patrimoniais.

A estratégia das equipes concentrou-se no combate direto às chamas, resfriando a área do foco inicial e também as edificações vizinhas que foram afetadas. Em uma delas ocorreu pequenos danos materiais, apenas na parede de divisa do terreno, já a outra residência vizinha teve danos mais severos, com partes consideráveis de madeira do imóvel vindo a colapsar. Esta fase durou cerca de 1h30.

Extinto o fogo na edificação do foco inicial, que ficou completamente consumida, ocorre que o calor propagado para as edificações vizinhas foi bastante intenso e, somado ao fato que a edificação vizinha que tinha sido mais danificada tinha uma quantidade ainda maior de material combustível (grande estoque de roupas, acessórios de decoração, materiais para casa, bebidas e itens de beleza), alguns novos focos surgiram nestes locais pelo acúmulo de materiais em contato com a temperatura elevada.

A ação eficiente das equipes de combate foi determinante para evitar que as chamas se alastrassem para outras residências próximas, minimizando os prejuízos. Apesar dos danos materiais significativos, não houve vítimas. Com a mobilização adequada das equipes do Corpo de Bombeiros, o revezamento dos bombeiros no combate, o uso de câmeras térmicas para identificar os locais com maior temperatura no interior dos imóveis e auxiliar no combate, e o reabastecimento de água dos caminhões por algumas vezes (foram usados no total do atendimento cerca de 50 mil litros de água), foi possível finalizar a ocorrência e evitar maiores prejuízos ainda.

Para o atendimento foi solicitado o apoio da Defesa Civil de Palhoça para conferir as condições estruturais da residência vizinha mais afetada, vindo a ser interditada por este órgão junto com o Corpo de Bombeiros pelo potencial risco de colapso.

Além disso, a Celesc prestou apoio para desativar os equipamentos da rede de distribuição de energia próximos ao local da ocorrência e a Polícia Militar auxiliou no isolamento da cena. A perícia será realizada pelo CBMSC no local para apurar as possíveis causas do incêndio, permanecendo a área isolada para análise e segurança.

OCBMSC reforça a importância dos cuidados com o armazenamento de grandes quantidades de material combustível dentro das residências, evitando o acúmulo desnecessário, o acondicionamento organizado nos cômodos de um imóvel e a atenção com outros riscos presentes nas residências como o contato com fontes de ignição ou dispositivos das instalações elétricas.

Finalizado o atendimento as equipes retornaram às suas respectivas unidades, para ficar em prontidão e efetuar novos acionamentos.

The post Incêndio de grandes proporções mobiliza guarnições dos bombeiros na Grande Florianópolis appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.