Salvaro perde foro privilegiado e processo da Operação Caronte é encaminhado para a comarca de Criciúma

Decisão da desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou, nesta sexta-feira, o encaminhamento do processo do ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, para a apreciação da comarca de Criciúma, tendo em vista que o réu deixou de exercer o mandato no final do ano de 2024.

A ação se originou a partir da Operação Caronte, deflagrada em 5 de agosto do ano passado em apoio à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina, pelo GAECO e pelo GEAC.

A operação teve por objetivo combater a atuação de possível organização criminosa que visava a prática de delitos contra administração pública, licitatórios, lavagem de dinheiro, dentre outros.

O procedimento investigatório criminal foi instaurado inicialmente pela Promotoria de Justiça visando apurar delitos envolvendo a prestação de serviços funerários

Na ocasião, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão em sete municípios de Santa Catarina e em um município do Rio Grande do Sul, além do afastamento do cargo público de dois dos investigados.

A partir dos elementos de provas coletados, verificou-se a necessidade de novas prisões preventivas, o que foi requerido com o oferecimento da denúncia. Assim, a operação teve continuidade no dia 3 de setembro, para cumprir mais 10 mandados de prisão preventiva.

Foi nesse segundo momento que houve a prisão preventiva do Prefeito Clésio Salvaro, requerida pelo Ministério Público a fim de resguardar a ordem pública e econômica, além de preservar a instrução criminal, diante da constatação de que ele estaria agindo para alterar fatos e eliminar provas.

The post Salvaro perde foro privilegiado e processo da Operação Caronte é encaminhado para a comarca de Criciúma appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.