Petrobras reduz home office para dois dias por semana a partir de abril

ANA PAULA BRANCO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (9), ajustes no seu modelo híbrido de trabalho. Segundo o comunicado, todos que aderiram a esse modelo realizarão trabalho presencial de, no mínimo, três dias por semana, a partir de abril. Atualmente, os funcionários da empresa trabalham presencialmente apenas dois dias por semana, exceto os gerentes, que já tiveram a escala presencial ampliada em setembro de 2024.

“Os mencionados ajustes visam aprimorar a integração das equipes e os processos de gestão, além de contribuir para a agilidade na entrega de importantes resultados para a companhia, que está em fase de crescimento de projetos”, afirmou a diretoria executiva da Petrobras.

A Petrobras não soube informar à Folha o número de funcionários que serão afetados. Já os profissionais com deficiência ou pais de pessoas com deficiência que aderiram ao trabalho remoto poderão permanecer em home office tempo integral, por cinco dias na semana.

A empresa afirma que a decisão está “alinhada ao plano estratégico” e que segue monitorando as tendências de mercado e evoluções dos modelos de trabalho, para “compatibilizar as necessidades e desafios da empresa com os dos empregados”.

Em resposta à alteração na escala do home office, a FUP (Federação Única dos Petroleiros) e seus sindicatos convocaram a categoria para atos para a próxima terça-feira (14). Segundo a entidade, o “impacto é imenso para os petroleiros e petroleiras do regime administrativo”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.