Casos de viroses crescem 80% em Navegantes

As viroses de verão estão sendo as principais preocupações da temporada 2024-25, não apenas em grandes balneários do Brasil, a exemplo de Santos, Guarujá e Rio, mas também nos municípios da região. Em entrevista exclusiva à Cidade FM Foz Itajaí na manhã desta quarta-feira, o médico infectologista e secretário da Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho, passou à comunidade uma radiografia da atual situação e também os cuidados que precisam ser tomados para evitar a contaminação, bem como após o aparecimento dos sintomas. 

Segundo os números atualizados da Secretaria de Saúde na manhã de hoje, Navegantes registrou 371 novos casos atendidos pela Rede Municipal de Saúde nos últimos sete dias, com avanço de 79% sobre a semana compreendida entre 25 e 31 de dezembro. No entanto, mesmo com esse aumento significativo no número de casos, a rede não está colapsada. 

“Com os investimentos do Município em infraestrutura e equipamentos para hidratação devido ao surto de dengue, no ano passado, estamos conseguindo atender bem a demanda”, pontua o secretário. Pablo destaca ainda o atendimento em horário estendido em seis unidades de saúde, além das unidades que atendem 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Com relação aos cuidados na prevenção, o especialista diz que a higienização das mãos ainda é a melhor forma de evitar o contágio. “Precisamos resgatar as práticas adotadas nos surtos de H1N1 e Covid e também entendermos que lavar as mãos constantemente não deve ser apenas quando estamos de máscara, mas todos os dias”, acrescenta. Pablo alerta ainda com relação ao consumo de água potável (mineral ou fervida), a ingestão de frutos do mar crus, carnes mal passadas, especialmente sem saber a procedência; evitar alimentos deteriorados ou fora da data de validade, comer alimentos higienizados, em boas condições de serem consumidos, além de evitar a praia depois de períodos de chuva e áreas impróprias para banho.

Três grupos precisam de atenção redobrada

Segundo o especialista, a hidratação é a principal medida para o tratamento das doenças diarreicas agudas, que na grande maioria se manifestam de forma branda. Sintomas como dores abdominais, enjoos e vômitos podem ser minimizados com analgésicos e antieméticos, e para as diarreias, a cura está na hidratação. Jamais deve-se consumir medicamentos para esse sintoma. 

No entanto, para casos mais graves, ele sugere buscar atendimento médico, principalmente quando os sintomas se apresentarem acompanhados de febres por mais de 48 horas, além da presença de muco ou sangue nas fezes. Porém, três grupos: crianças, idosos e imunodeprimidos necessitam de cuidados redobrados e o atendimento médico é crucial. 

Região em alerta

Na região, Balneário Camboriú é o município onde a situação está mais grave. O total de 4610 pessoas foram atendidas com sintomas na primeira semana de janeiro, com aumento de 15% em relação ao igual período do ano passado. Os bairros com maior número de casos são a Barra e Nações. 

Nas unidades de saúde de Itapema, sete a cada 10 atendimentos estavam relacionados a viroses e 1670 pessoas foram atendidas com os sintomas. Já em Itajaí, números da Secretaria de Saúde apontam que o aumento de casos de virose na cidade está dentro da média esperada. As UPAs realizaram 5213 atendimentos na primeira semana de janeiro, sendo 579 casos de doenças diarreicas agudas.

 

 

The post Casos de viroses crescem 80% em Navegantes appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.