‘No México, o povo governa’: presidente Sheinbaum responde a Trump

mexico government sheinbaum presser

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse nesta quarta-feira que “o povo governa” em seu país, depois que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o México é governado por cartéis de drogas.

“Eles informaram mal, com todo o respeito, ao presidente Trump, porque acredito que informaram que Felipe Calderón (2006-2012) e (Genaro) García Luna ainda governavam no México”, disse Sheinbaum, referindo-se ao ex-presidente que ordenou operações militares contra os cartéis e seu então titular de Segurança Pública, atualmente preso nos Estados Unidos sob acusação de tráfico de drogas.

“No México, o povo governa”, acrescentou a presidente em sua habitual conferência de imprensa matinal.

Trump, que toma posse em 20 de janeiro, atacou o México na terça-feira, apontando que o país é essencialmente governado por cartéis.

O republicano já tinha ameaçado impor tarifas de 25% ao México se não impedisse a entrada de migrantes sem documentos e de drogas no seu país.

O magnata também anunciou que declarará os cartéis mexicanos como terroristas, medida que já considerava em seu mandato anterior (2017-2021), mas foi arquivada a pedido do então presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que concordou em cooperar em matéria de segurança, rejeitando uma possível presença militar americana no seu território.

Sheinbaum também criticou esta medida sob o mesmo argumento de López Obrador de evitar uma incursão estrangeira que ameace a soberania do país.

A presidente indicou que seu governo está disposto a colaborar com os Estados Unidos, mas não a subordinar-se.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.