Curso de agentes multiplicadores de educação para o trânsito é realizado em Santarém


O curso tem uma carga horária de 40 horas e inclui, além das aulas teóricas, atividades práticas nas vias de Santarém. Além do curso de formação de agentes multiplicadores, outras equipes do Detran estão em Santarém ao longo da semana realizando ações educativas em escolas e vias públicas
Cleber Vasconcelos/ TV Tapajós
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), iniciou nesta terça-feira (22), em Santarém, oeste do Pará, o curso de Agentes Multiplicadores de Educação para o Trânsito. A capacitação, que se estende até sexta-feira (25), tem como objetivo preparar professores, agentes municipais e comunitários para atuar como multiplicadores das boas práticas no trânsito, ampliando o alcance da educação para o trânsito em todo o estado.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo Jamine Marinho, Gerente das Escolas Públicas de Trânsito do Detran, a iniciativa é fundamental para o estado, já que o Detran sozinho não consegue atingir todos os 144 municípios do Pará. “Precisamos formar uma rede de multiplicadores que possam desenvolver esse trabalho em seus municípios. Eles serão fundamentais para disseminar conhecimento e promover comportamentos seguros no trânsito”, explica.
O curso tem uma carga horária de 40 horas e inclui, além das aulas teóricas, atividades práticas nas vias de Santarém. Os participantes aprenderão sobre legislação de trânsito, ética, cidadania e comportamento seguro, e também realizarão blitz educativas. Após a conclusão do curso, as equipes seguem para os municípios de Mojuí dos Campos, Belterra e Monte Dourado, dando continuidade ao trabalho de educação para o trânsito.
Além do curso de formação de agentes multiplicadores, outras equipes do Detran estão em Santarém ao longo da semana realizando ações educativas em escolas e vias públicas, reforçando a importância de um trânsito mais seguro para todos. “O trabalho é integrado e visa não só a capacitação dos agentes, mas também a conscientização da população como um todo, desde as crianças nas escolas até os motoristas nas ruas”, destacou Jamine.
Essa iniciativa faz parte do projeto Educação de Trânsito, que busca promover a conscientização em todo o Pará, com ações permanentes voltadas para a segurança viária. O compromisso é criar um trânsito mais humano e seguro, salvando vidas e minimizando os acidentes que diariamente impactam as rodovias e ruas do estado.
*Colaborou Alcindo Lima/ Repórter da 94 FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.