“Eu entrego a prefeitura melhor do que recebemos”, diz Jairo Cascaes

O prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes (PSD), conversou com exclusividade com o portal SCTodoDia nesta terça-feira (24). Na oportunidade, ele fez uma balanço das ações desenvolvidas ao longo de sua gestão, que iniciou em agosto de 2023 após ser eleito em uma eleição indireta na Câmara de Vereadores. Ele também confirmou que está disposto a aceitar um convite do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) para atuar fortemente dentro do partido.

Futuro de Jairo Cascaes

O prefeito já afirmou em outras oportunidades que gosta e pretende seguir no ramo da política ao longo do próximo ano. Questionado se já recebeu algum convite para 2025, Jairo disse que o deputado estadual Júlio Garcia (PSD) abriu conversas e sondagens para que Cascaes assuma a coordenadoria regional do PSD.

“Em janeiro quero tirar umas férias, fazer uma pausa, que faz tempo que não tenho. Lógico, devemos fazer algumas reuniões políticas nesse período, com nossos membros do partido e liderança. Vamos cada vez mais organizar o partido em Tubarão, o que causa um reflexo na região”, explicou.

“Tenho conversado com o deputado Júlio, que é nossa liderança, e tenho sido muito assediado, posso dizer assim, para ser o coordenador do partido aqui na região. É muito provável que eu aceite o convite”, declarou o prefeito.

Obras em Tubarão

Jairo falou sobre obras concluídas, serviços da prefeitura na última semana do ano e como ficou sua reputação diante da população após seu mandato. “Estamos em fase final, aguardando o dia 1º de janeiro pare entregar a prefeitura aos novos mandatários, Estêner Soratto (PL) e Denis Matiola (PSD). Saímos de cabeça erguida. Fizemos tudo aquilo que podíamos”, disse o prefeito.

De acordo com o gestor, todos os bairros da cidade estão com obras em andamento ou já receberam os trabalhos. “São mais de 120 obras que aconteceram ou vão acontecer, que já estão com a Autorização de Fornecimento (AF) em mãos. São 66 quilômetros de ruas pavimentadas em lajotas, fora as com asfalto. São 66.331 metros de ruas pavimentadas. É muita coisa para uma cidade como Tubarão em menos de 1 ano”, afirmou o prefeito.

Serviços até o fim do ano

Com o recesso da prefeitura, dúvidas sobre prestações de serviços por partes do município. Sobre isso, Jairo falou que os serviços essenciais estão de pronto atendimento, enquanto outros já atuam no formato de rodízio. Sobre postos de saúde, apenas alguns estão abertos atendendo. Para conferir a lista completa dos serviços prestados disponíveis, clique aqui.

“Algumas outras secretarias estão de sobreaviso. Temos a coleta de lixo acontecendo normalmente. O Conselho Tutelar e Assistência Social também de plantão. Todas as questões que desrespeitam a atendimento estão prontas para atender a população”, explicou Cascaes.

Exonerações

Sobre exonerações de cargos comissionados, Jairo detalhou que já rescindiu o vínculo com mais de 90% dos funcionários no último dia 20, restando apenas aqueles que exercem funções em cargos essenciais e necessários para atendimento à população neste fim de ano.

“Desde que eu peguei a prefeitura em agosto de 2023, nunca preenchi todas as vagas de comissionados. Sempre tinha em torno de 20 ou 30 cargos que eu não preenchi. Economizei bastante. Nomeei também muitos efetivos para que pudesse economizar também. Chegamos no fim do ano, conversei com todos os secretários e fizemos a exoneração de 95 ou 97% no dia 20. Ficou esses 3% de essenciais para o dia 31”, explicou.

Em torno de 15 funcionários ainda serão exonerados no último dia do ano. “Pagamos a folha de dezembro e a rescisão de todos eles, não tem nada mais em aberto”, disse Cascaes.

Impressão da população

Por fim, Jairo foi perguntado se acredita que sai do mandato com uma boa impressão por parte dos tubaronenses. Na resposta, o político afirmou que nunca foi uma pessoa de se preocupar com usa imagem pública, e sim focar no trabalho.

“Eu não sou muito de vender minha imagem, fazendo live e vendendo a imagem. Eu sou de trabalhar. E aquilo que o gestor faz de importante, que é sanar as contas públicas e gastar somente o que arrecada, isso não aparece para a população. As pessoas querem o serviço, tudo aquilo que tem que ser feito. Então eu nunca me preocupei com essa questão da imagem junto à população, me preocupo muito com aquilo que é possível e certo a se fazer”, detalhou.

Ele ainda disse, que por tudo que fez pela cidade, o reconhecimento virá naturalmente pela população. “Foi uma gestão de curto prazo, uma missão. Eu cheguei no final de um mandato sem arranhões, sem nenhuma besteira, sem nada de errado. Nosso grupo foi coeso e bom. Isso é importante. Eu entrego a prefeitura melhor do que recebemos”, finalizou o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes.

The post “Eu entrego a prefeitura melhor do que recebemos”, diz Jairo Cascaes appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.