Cerveja zero ganha espaço entre brasileiros

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Por Ambev e Estadão Blue Studio

Ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros, o consumo de cervejas zero disparou nos últimos anos. Atenta a esse movimento e à demanda dos consumidores, a Ambev segue essa tendência mundial, na qual o consumo desse tipo de cerveja triplicou em quatro anos.

“Vemos uma mudança muito grande do consumidor de forma geral. O acesso à informação, que hoje é mais rápido e maior, faz com que as pessoas queiram entender e se conectar mais aos produtos que elas consomem. Elas estão procurando cada vez mais produtos que, além de agradar ao paladar, se adaptam ao seu dia a dia”, explica Laura Aguiar, diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

A cerveja zero vem ganhando adeptos entre jovens e outras faixas etárias que buscam adotar hábitos de vida mais balanceados e a Ambev tem trazido uma série de inovações para atender essas demandas. “Existem também pessoas que não consomem álcool por causa do seu estilo de vida. E a cerveja zero vem sendo vista como uma alternativa para esse público”, diz.

A bebida, que chegou a ser alvo de certo preconceito no passado, já utiliza técnicas e tecnologias que permitem que o sabor do produto sem álcool se mantenha em relação à versão original.

“Atualmente, a tecnologia de produção de cerveja zero já avançou bastante, o que permite que se faça o mesmo processo da cerveja com álcool na cerveja sem álcool”, explica Laura. “A diferença é que no final desse processo existe mais uma etapa para a retirada do álcool. E tudo isso é feito com controle de pressão e temperatura para que não seja algo agressivo de forma que o sabor seja mantido”, diz ela.

Na Academia da Cerveja, espaço criado pela Ambev para fomentar e democratizar o conhecimento sobre a bebida, Laura conta que são feitas degustações às cegas nas quais as cervejas zero são incluídas e muitos participantes, ao final, se surpreendem ao descobrir que a versão saboreada é sem álcool. “Normalmente, as pessoas degustam achando que é uma cerveja com álcool e se surpreendem ao descobrir que não. Isso quebra o preconceito de que cerveja sem álcool não tem sabor de uma tradicional”, comenta.

A ideia, segundo Laura, está em trabalhar para ter produtos que abranjam todos os tipos de consumidores, independentemente do estilo de vida, respeitando os gostos de cada um, o que é muito importante para a Ambev.

Portfólio

A Ambev oferece no mercado atualmente três cervejas zero: a Brahma Zero, que foi a primeira do portfólio atual sem álcool, Corona Cero, que além de ser uma cerveja sem álcool também tem adição de vitamina D, e Bud Zero, uma cerveja mais leve e que já foi eleita pelo Paladar como a melhor cerveja sem álcool em um teste feito com marcas nacionais e importadas.

“A Brahma Zero é, do portfólio atual, a que está há mais tempo no mercado. A Bud Zero é uma versão ainda mais suave da nossa icônica American Lager. Tem o mesmo sabor de Bud, com 0% de álcool e poucas calorias. E a Corona Cero que tem um diferencial exclusivo do mercado que é a inserção de vitamina D, trazendo inovação e saudabilidade para a categoria”, conta Laura.

A cerveja é associada pelos brasileiros a momentos de descontração e relaxamento – e isso vale também para as cervejas zero. E um dos diferenciais da bebida está também nas possibilidades de ocasiões de consumo, como no horário de almoço durante a semana, por exemplo.

“A cerveja por si só é uma bebida de moderação, porque, de forma geral, além do seu momento de consumo ser coletivo, e ser quase sempre acompanhada de um petisco, ela tem um teor alcoólico mais baixo, por volta de 5%, quando comparada com destilados”, explica Laura. “E, para quem não quer consumir álcool, a cerveja é uma das poucas categorias que conseguem oferecer um produto zero que é igual ao produto tradicional”, diz.

Com tantos atrativos, a cerveja zero deve continuar conquistando a preferência de muitos brasileiros. Entre 2021 e 2022, esse mercado cresceu 37%. De 2022 para 2023, quando a expectativa era de uma alta de 5%, esse número chegou a 24%. E ele deve continuar subindo, chegando a 1 bilhão de litros em 2027, segundo projeção da Euromonitor.

“Nos últimos anos, tivemos crescimento significativo e deve continuar crescendo, porque essas mudanças de mercado não param. Cada vez mais as pessoas estão buscando produtos que se adaptem à vida delas, e não o contrário, e a cerveja zero faz parte dessa realidade. Temos um portfólio único, que abraça públicos, ocasiões e momentos diferentes”, finaliza Laura.

*Estadão conteúdo

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