Mauro de Nadal deixa presidência da Alesc com legado de inovações 

Mauro de Nadal (MDB) encerrou, nesta semana, sua presidência à frente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com um legado de inovações e resultados expressivos. Durante os dois anos de gestão, ele implantou iniciativas que modernizaram o parlamento catarinense, como a criação das bancadas regionais, o projeto Alesc Itinerante e a economia de mais de R$ 1 bilhão, valores que foram destinados para beneficiar a população do estado.

Emocionado, Nadal presidiu sua última sessão ordinária de 2024 no plenário Osni Régis, do Palácio Barriga Verde, e fez uma avaliação positiva do seu período à frente da Alesc. Ele destacou os desafios e aprendizados ao coordenar 40 deputados, representando diversas regiões e interesses de Santa Catarina. “Você tem que ser o maestro desse processo todo, entender onde eles realmente querem chegar e ajudar nessa caminhada”, afirmou o parlamentar.

Inovações no parlamento

Durante sua presidência, Mauro de Nadal apostou em soluções inovadoras para otimizar o funcionamento da Alesc. A criação das bancadas regionais foi um dos principais marcos de sua gestão. Atualmente, a Alesc possui seis colegiados representando as regiões Sul, Serra, Vale do Itajaí, Norte, Grande Florianópolis e Oeste. Esses colegiados permitiram a distribuição mais eficiente dos recursos economizados pela Assembleia, promovendo maior colaboração entre os parlamentares.

Outro destaque foi o projeto Alesc Itinerante, que levou a Assembleia Legislativa para diversas cidades catarinenses. A iniciativa, que inicialmente gerou receios quanto à aceitação, acabou se revelando um sucesso, com expressiva participação da população e cerca de 250 entidades ouvidas nas plenárias. “Ficamos surpresos com o sucesso. A aceitação foi muito maior do que esperávamos”, afirmou Nadal.

Resultados financeiros e investimentos

Nadal também ressaltou as conquistas financeiras de sua gestão, com a economia de mais de R$ 1 bilhão em dois anos. Esses recursos foram destinados para áreas essenciais como saúde, segurança pública e infraestrutura. “Esses recursos não ficaram na Assembleia. Eles foram destinados ao Governo de Santa Catarina e às prefeituras para beneficiar diretamente o cidadão catarinense”, enfatizou.

Além disso, o presidente destacou os investimentos em áreas sensíveis da população, como segurança nas escolas e melhorias em rodovias estaduais e federais. “Foi um ano desafiador, mas conseguimos ir além do que havia sido projetado. E, claro, isso só foi possível com o apoio de todos os servidores e dos 40 deputados”, concluiu Nadal.

O futuro da Alesc

A presidência da Alesc será assumida em 1º de fevereiro por Padre Pedro Baldissera (PT), que, com seu sexto mandato, presidirá a Assembleia Legislativa no biênio 2025-2026. A eleição da nova Mesa Diretora ocorrerá durante a sessão ordinária preparatória.

 

The post Mauro de Nadal deixa presidência da Alesc com legado de inovações  appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.