Confiança nos militares repete pior marca com crise de trama golpista, mostra Datafolha


Indicador aponta para 34% de confiança na Aeronáutica, Exército e Marinha, mesma marca registrada em setembro de 2023. Melhor patamar ocorreu em abril de 2019, no início do governo Bolsonaro, com 45%. Militares no desfile de 7 de Setembro
Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas repete o pior patamar indicado pelo Datafolha, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (17). O indicador capta a percepção dos entrevistados em meio à trama golpista que tentou um golpe de estado para impedir a posse de Lula (PT), em 2022.
Segundo o instituto, 34% dos entrevistados disseram considerar Aeronáutica, Exército e Marinha as instituições mais confiáveis do país.
Veja os números sobre a confiança nos militares:
Confiam um pouco: 40%;
Confiam muito: 34%;
Não confiam: 24%
Não sabem: 2%.
O índice repete o resultado de setembro de 2023, o pior registrado desde que o Datafolha mapeia a percepção da confiança nos militares, iniciado em 2017.
Foram ouvidas 2.002 pessoas nos dias 12 e 13 de dezembro e a margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.
No levantamento anterior, feito em março deste ano, a confiança era de 37% dos entrevistados, com leve melhora em relação ao pior índice registrado em setembro do ano passado. Agora, a pesquisa deste ano retoma o índice mais baixo em 7 anos.
A época de maior confiança na Forças Armadas registradas pelo Datafolha ocorreu em abril de 2019, início do governo do ex-militar Jair Bolsonaro (PL), com 45% de respostas “confiam muito”.
Já a desconfiança nos militares oscilou um ponto, de 23% em março deste ano para 24% no levantamento desta terça. É o maior índice já registrado no levantamento. A menor desconfiança nas Forças Armadas ocorreu em junho de 2017, com 15%.
Braga Netto é preso no inquérito do golpe
Adicionar aos favoritos o Link permanente.