São José amplia vagas e novidades na educação para 2025

Na próxima semana, entre segunda-feira, 16, para o Ensino Fundamental e terça-feira, 17, para a Educação Infantil, as atividades para crianças e estudantes das unidades educativas municipais de São José serão encerradas. O início do ano letivo de 2025 para a Educação Infantil e Ensino Fundamental está previsto para 10 de fevereiro. Os educadores retornarão dias antes para realizar o planejamento pedagógico, de acordo com o calendário escolar estabelecido pela Prefeitura.

Para o ano letivo de 2025, a Prefeitura de São José anunciou algumas novidades significativas. Uma das principais é a entrega do novo Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Rosângela Regina de Oliveira Caldas, localizado na comunidade do Jardim Solemar. A unidade, com uma área construída de aproximadamente 1 mil m², terá seis salas para atender mais de 100 crianças. A Secretaria de Educação já iniciou o processo de equipagem do CEI, incluindo mobiliário e um parquinho.

Além disso, há uma ampliação de vagas em período integral. Das seis escolas que já ofereciam essa modalidade de ensino, outras quatro passarão a oferecer educação integral de 35 horas semanais. A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Califórnia, a Escola Básica Municipal (EBM) Vereadora Albertina Krummel Maciel e os Centros Educacionais Municipais (CEMs) Luar e Flávia Scarpelli Leite começarão a oferecer educação em período integral para turmas do 1º e 2º anos, além do 3º ano na EBM Vereadora Albertina Krummel Maciel. Com essas expansões, o número de vagas em período integral no Ensino Fundamental saltará de 945 em 2024 para 1.220 em 2025.

Na Educação Infantil, serão adicionadas aproximadamente 400 novas vagas em período integral para o próximo ano letivo. Atualmente, mais de 4 mil crianças estão matriculadas em período integral em creche e pré-escola na rede municipal, nas oito instituições filantrópicas parceiras e em sete creches particulares credenciadas, representando mais de 40% das matrículas em Educação Infantil. Em comparação ao período de 2021 a 2024, a Administração Municipal conseguiu um aumento de 80% nas matrículas em período integral, passando de 2.794 para 5.010, considerando avanços na rede municipal de ensino e nas instituições parceiras.

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