Inmet alerta para chuvas intensas em 18 estados nesta segunda; veja regiões afetadas

Segunda-feira será chuvosa na maior parte do paísReprodução/Rovena Rosa – Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas para 18 estados brasileiros nesta segunda-feira (18). Os dois alertas amarelos, de “perigo potencial”, estimam precipitações de 20 a 30 mm/h, com possibilidade de até 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h.

A chuva deve afetar os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os avisos indicam que há chance de ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A recomendação do Inmet é que, em caso de rajadas de vento, evite o abrigo debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Alerta laranja para o litoral catarinense

O Inmet também emitiu um alerta laranja, de “perigo”, para chuvas intensas na região sul do país. O aviso abrange, mais especificamente, as regiões: Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Serrana, Nordeste Rio-grandense.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).

O órgão alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. É recomendado ter atenção redobrada e cuidados com a segurança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.